Fortalecer: Território, Culturas e Saberes

Cinco meses de oficinas, dois saraus, muito aprendizado e a felicidade estampada nos rostos de crianças, adolescentes e jovens. Assim se define o Projeto Fortalecer: Território, Culturas e Saberes, organizado pela Aldeias Infantis SOS Brasil em parceria com a multinacional Dr. Oetker, com incentivo do Proac ICMS, do Governo do Estado de São Paulo.
 
A iniciativa, realizada de fevereiro a julho de 2015, ofereceu atividades culturais para mais de 100 crianças, adolescentes e jovens que participam dos projetos de fortalecimento familiar e comunitário em dois centros sociais da Aldeias Infantis SOS: um em Poá (SP) e outro em São Bernardo do Campo (SP), localizado no núcleo pós-balsa.
Durante esses meses, 122 crianças e adolescentes tiveram aulas de teatro, percussão, dança e poesia. Todas as atividades contaram com a participação de educadores completamente dedicados ao projeto. E as aulas fizeram tanto sucesso que o projeto se expandiu, atendendo também crianças que não participavam das ações oferecidas pelos centros sociais da organização.
 
Para David dos Santos, coordenador do projeto, os resultados foram ótimos. “Com esta parceria, conseguimos trazer novas oportunidades para as crianças, os adolescentes e os jovens, aumentando seu contato com a cultura musical e teatral e auxiliando no seu desenvolvimento”, disse. Ainda segundo ele, essas oficinas auxiliaram os participantes a se expressar melhor, dando a eles novas perspectivas para a construção de seu futuro.