Proteção Infantil

A Aldeias Infantis SOS trabalha em 137 países com crianças que perderam ou correm o risco de perder o cuidado de seus pais. Por isso, nos deparamos com muito casos de abuso infantil e negligência

Nossa atuação na proteção das crianças

O abuso infantil é um problema de proporções globais. Está presente em diversos lugares e é persistente, sendo agravado pela falta de condições dignas e, em alguns casos, legitimado por práticas culturais prejudiciais, como a "cultura da palmada". Esta cultura ainda está presente em muitas regiões e, por isso, não é denunciada.
 
A Aldeias Infantis SOS Brasil não tolera nenhuma forma de abuso infantil, exploração, negligência ou violação dos direitos de crianças e adolescentes. Estamos comprometidos em criar e manter ambientes protetores e acolhedores para todas as crianças e adolescentes que participam de nossos projetos.
Trabalhamos de acordo com a Convenção de Direitos da Criança e as Diretrizes da ONU para o Cuidado Alternativo de Crianças e Adolescentes.

Atuamos em quatro áreas-chave de ação: sensibilização, prevenção, denúncia e resposta. Damos ênfase ao conhecimento e à prevenção das violações para proteger as crianças e os adolescentes e aumentar a qualidade do cuidado oferecido a eles. Em caso de relatos sobre a segurança das crianças, atuamos com seriedade e de maneira rápida, ou seja:
 
? Capacitamos colaboradores, crianças, adolescentes, jovens e famílias para reconhecer sinais de abuso e como preveni-lo;

Ensinamos o uso de ferramentas de disciplina positiva;

Trabalhamos para eliminar práticas culturais prejudiciais;

Toda preocupação com a segurança de crianças e adolescentes é cuidadosamente avaliada. A partir da avaliação, ações concretas são decididas e colocadas em prática.
Confira, clicando aqui, nossa Política de Proteção Infantil.
 
Se você tem alguma preocupação com relação a casos de desproteção nas comunidades onde atuamos, clique no botão a seguir e envie seu relato para nós.
 

SOS DIREITOS