Histórias de
 Mãe Sociais 

 

Você sabe o que é uma mãe social?

Mãe Social (cuidadora residente) é a pessoa responsável por educar e cuidar de crianças, adolescentes e jovens que por diversos motivos tiveram seus vínculos familiares fragilizados ou rompidos (negligência, discriminação, abuso e exploração).

Um dos objetivos do nosso trabalho é que as crianças voltem a conviver com suas famílias de origem. Trabalhamos para a reintegração dessas crianças, fazendo o possível para que o vínculo com a família não se rompa.

E a Mãe Social (Cuidadora Residente) é a peça mais importante deste trabalho! Seu papel é dar carinho, amor, orientação, passar valores e princípios para essas crianças. Ela acompanha e apoia o desenvolvimento deles para que se tornem adultos independentes e responsáveis no futuro.


Cada Mãe Social é responsável por até 9 crianças e vive numa Casa Lar. Ela está no dia a dia de cada criança: leva para a escola, ajuda a fazer o dever de casa, leva ao médico quando precisa, cuida da casa, enfim, todas as atribuições de uma mãe.

Ela se torna uma referência para as crianças acolhidas e recebe o apoio da equipe técnica formada por assistente administrativo, assistente social, assistente de desenvolvimento familiar, coordenação e gestão.

É uma profissional com carteira assinada, contratada pelo regime CLT, passa por uma rigorosa seleção e quando selecionada sua capacitação dura cerca de 2 anos.

 

Conheça algumas histórias de mães sociais 

Aqui você encontra histórias dessas mulheres incríveis que dedicam suas vidas ao cuidado de crianças, jovens e adolescentes que por diversos motivos tiveram seus vínculos familiares fragilizados ou rompidos.