Conheça

A Aldeias Infantis SOS (SOS Children’s Villages) é uma organização global, de incidência local, que atua no cuidado e proteção de crianças, adolescentes, jovens e suas famílias.  
 
A organização lidera o maior movimento de cuidado do mundo e atua junto a meninos e meninas que perderam o cuidado parental ou estão em risco de perdê-lo, além de desenvolver ações humanitárias.  

No Brasil, atua há 56 anos e mantém mais de 80 projetos, em 32 localidades de Norte ao Sul do país. Ao trabalhar junto com famílias em risco de se separar e fornecer cuidados alternativos para crianças e jovens que perderam o cuidado parental, a Aldeias Infantis SOS luta para que nenhuma criança cresça sozinha.   

Em 2021, atendemos mais de 6.000 pessoas diretamente em nossos programas no país. Também atuamos em resposta a emergências, e apoiamos mais de 32 mil pessoas, em resposta à pandemia.  

Trabalhamos em todo o mundo desde 1949, quando foi fundada a primeira Aldeia Infantil SOS, na Áustria. Somos a maior organização de atendimento direto à criança, presente em mais de 130 países. Já atendemos mais de 4 milhões de crianças em cuidados alternativos e fortalecimento familiar em 74 anos de existência, sem contar com os mais de 160 programas de emergência.  

Recebemos inúmeros prêmios e reconhecimentos, incluindo a honraria Mensageiro da Paz, pela ONU, e nomeações ao Nobel da Paz. 

Sobre nós

Nosso trabalho

Somos uma organização global, de incidência local, que atua no Cuidado e Proteção de crianças, adolescentes, jovens e suas famílias. 

Fatores como desemprego, violência intrafamiliar e de gênero, desastres naturais, uso problemático de drogas e exploração sexual expõem crianças e suas famílias a uma situação de vulnerabilidade, colocando-as em risco de serem separadas e violando o direito a viverem em uma família com proteção e afeto. 

A Aldeias Infantis SOS atua no Brasil há mais de 50 anos. Apoiamos crianças e famílias, ajudamos a construir seu próprio futuro e participamos do desenvolvimento de suas comunidades. 

Toda criança tem direito a um cuidado de qualidade. Isso significa um ambiente seguro e protetor, em que cada criança possa crescer e se tornar sua melhor versão. Trabalhamos com as famílias para evitar a desagregação familiar e com as comunidades e Estados para fortalecer sua capacidade de proporcionar um ambiente familiar protetor e de apoio às crianças, adolescentes e jovens que precisam de alternativas de cuidado. 

Oferecemos a melhor resposta para o nosso grupo meta e adaptamos nossos serviços ao contexto local. São mais de 80 projetos em 32 localidades pelo país, para que nenhuma criança cresça sozinha. 

Cuidados Alternativos

Acolhemos crianças, adolescentes e jovens que perderam o cuidado parental, trabalhamos para oferecer atendimento individualizado e de qualidade às crianças que temporariamente ou de forma permanente não podem mais morar com seus pais. Assumimos o compromisso de garantir os mais altos padrões de cuidado em nossos programas e trabalhamos com governos e comunidades para melhorar os sistemas de cuidados alternativos.

Espaços Protetores

Oferecemos espaços protetores para crianças e adolescentes em Serviços de Atenção Direta Básica, prestados diretamente ou em parceria, por meio de ações de educação formal (creche) ou informal (centros-dia), oferecidos em meio período ou em período integral, a crianças e adolescentes, visando a apoiar as famílias no cuidado, prevenindo o abandono e situações de vulnerabilidade, no período em que os responsáveis estejam ausentes, propiciando o desenvolvimento integral.

.

Apoio ao Jovem

Oferecemos serviços específicos à juventude, com oportunidades de aprendizagem e crescimento, respeitando a condição individual. Desenvolvemos habilidades para a vida e a inclusão social, o que abrange orientação educacional, vocacional e profissional, visando à autonomia do jovem.

Emergência

Protegemos crianças e famílias em situações de emergência. As crianças são particularmente vulneráveis durante emergências humanitárias. Em tais situações, colocamos a proteção das crianças e de suas famílias no centro de nossas ações, respeitando a diversidade cultural.

Onde estamos