agosto 11 2023

Cooperação entre Países de Língua Portuguesa da Aldeias Infantis SOS recebe novos integrantes

Protocolo, firmado em 2018, visa estimular relações entre Associações Nacionais e compartilhar boas práticas em diversas áreas 

 

 

Em 2023, devido ao êxito do Bloco da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), mais países se uniram ao acordo, que agora conta com sete Associações Nacionais: Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique, Portugal, Brasil, Angola e Guiné Equatorial. Os objetivos e áreas de cooperação seguem fortalecidos, visando a sustentabilidade, a qualificação dos serviços de cuidado e o desenvolvimento organizacional para o cumprimento de todas as políticas da Aldeias Infantis SOS. 

O protocolo de cooperação da CPLP foi firmado em 2018, entre cinco Associações Nacionais da Aldeias Infantis SOS de língua portuguesa: Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique, Portugal e Brasil. O objetivo do acordo é estimular as relações de cooperação nos âmbitos Político, Programático, de Sustentabilidade e Captação de Recursos, Desenvolvimento Organizacional e Gestão do Conhecimento entre os países.  

 

 

Além do compartilhamento de boas práticas nas esferas citadas acima, o protocolo também permitiu a criação de um espaço colaborativo virtual para tradução e compartilhamento de documentos organizacionais, a realização de ações de advocacy por meio dos Fóruns Internacionais de Cuidados Alternativos e o apoio do Instituto Bem Cuidar (unidade meio de conhecimento e pesquisa da Aldeias Infantis SOS) para disseminação de informações e cursos de educação à distância para os membros. 

Os membros da CPLP também se comprometem a compartilhar, regularmente, materiais informativos e documentos produzidos que podem ser úteis para os demais países; incrementar as ações de cooperação por meio de formações para os colaboradores; criar condições favoráveis de participação e compartilhamento de experiências entre crianças, adolescentes, jovens e famílias participantes dos serviços da Organização; explorar novas tecnologias de informação e comunicação e cooperar no aperfeiçoamento das políticas de programas, de desenvolvimento de fundos e de parcerias, assim como no desenvolvimento organizacional e nos recursos humanos. 

 

 

"A CPLP coopera desde 2018, com o objetivo de fortalecer relações e disseminar conhecimentos entre os países de língua portuguesa, realizando também ações de advocacy que são essenciais para a defesa dos direitos da criança e do adolescente. Cada país tem sua realidade, mas estamos alinhados pelas mesmas políticas e trabalhamos pelo mesmo fim: para que nenhuma criança cresça sozinha ", destaca Alberto Guimarães, Gestor Nacional da Aldeias Infantis SOS no Brasil. 

Acesse o protocolo de cooperação na íntegra.

 

VOCÊ TAMBÉM PODE APOIAR