outubro 18 2023

Conflito entre Israel e Palestina

Aldeias Infantis SOS apela a todas as partes em conflito que tomem medidas imediatas para proteger as crianças e respeitar os direitos humanos  

 

 

Nas últimas semanas, o conflito entre Israel e Palestina abalou o mundo. A Aldeias Infantis SOS, que possui programas em ambos os países, está em luto pelas vidas perdidas no embate. 

A Aldeias Infantis SOS (SOS Children’s Villages) fez um apelo às partes envolvidas no conflito para que tomem medidas imediatas para proteger as crianças e respeitar os direitos humanos internacionais e as leis humanitárias, incluindo a Convenção sobre os Direitos da Criança. 

As crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade socioeconômica estão entre os mais expostos à violência, à privação e às desigualdades resultantes do conflito. Além de seus próprios traumas, eles sentem as lutas e os medos dos adultos que cuidam deles e de seus entes queridos. As consequências humanas, humanitárias e psicológicas para todas as crianças e suas famílias serão consideráveis e duradouras. 

 

 

Na Aldeias Infantis SOS em Rafah, na Palestina, existem 75 crianças acolhidas, 16 cuidadoras sociais e assistentes de Casa Lar. De acordo com as informações fornecidas, as equipes estão seguras e a situação no programa é estável, a previsão é que o estoque de alimento dure, pelo menos, duas semanas. Além disso, a Organização possui um poço em seu condomínio, o que garante o acesso à água potável.  

Uma assistente social da Organização em Gaza relatou como tem sido seus dias em meio ao conflito: "Eu moro em Rafah, não consigo dormir com o som dos mísseis à noite. Os bombardeios não estão próximos de nós, mas ainda os ouvimos aqui. Toda noite eu acordo aterrorizada, olho para meus filhos, e quando vejo que eles ainda estão aqui, sinto alívio. E então volto a dormir." 

 

 

Resposta à Emergência 

A Aldeias Infantis SOS apoia crianças, adolescentes, jovens e famílias em seus direitos e necessidades básicas, mesmo no contexto de um conflito. Todas as Associações Membros se comprometem a basear suas decisões nos princípios humanitários fundamentais de humanidade, imparcialidade, neutralidade e independência, garantindo o máximo cuidado e respeito pelo bem-estar e dignidade das populações afetadas.  

A Aldeias Infantis SOS, na Palestina e em Israel, está avaliando as necessidades mais urgentes e fornecendo apoio imediato onde ele é mais necessário. A Organização lançou um programa de emergência para apoiar as crianças e famílias afetadas pelo conflito. Fornece: 

  • Apoio humanitário direto às famílias mais afetadas e às crianças separadas de seus responsáveis; 
  • Serviços de cuidados de emergência para crianças desacompanhadas ou separadas, incluindo identificação, registro e alocação em ambientes seguros e protetores; 
  • Apoio em Saúde Mental e Apoio Psicossocial, especialmente para crianças e cuidadores, para ajudá-los a lidar com traumas e angústias emocionais; 
  • Aulas de reforço temporárias para crianças em idade escolar afetadas pela guerra, até que as escolas sejam restauradas; 
  • Apoio financeiro às famílias que enfrentam dificuldades, incluindo mulheres responsáveis por suas famílias e jovens. 

 

 

VOCÊ TAMBÉM PODE APOIAR