setembro 28 2023

Projeto Juventudes Digitais conclui formação profissional de jovens em São Paulo e Bahia

Após o ciclo de cursos, mais de 90% dos participantes
relataram confiança para buscar emprego 

 

 

Segundo a pesquisa Cenário da Infância e da Adolescência no Brasil, cerca de 40% de crianças e adolescentes até 14 anos vivem em situação de pobreza. Jovens com esse perfil encaram inúmeros desafios, como evasão escolar, impactos emocionais, defasagem nos estudos, baixa autoestima e falta de recursos para aprimoramento profissional e acadêmico.  

Atenta a essa realidade, a Aldeias Infantis SOS promove o serviço de Apoio ao Jovem, que engloba uma série de projetos com foco em adolescentes e jovens de famílias em situação de alta vulnerabilidade. Com o suporte da SEL (Schweitzer Engineering Laboratories), o projeto Juventudes Digitais foi realizado nas cidades de Campinas (SP) e em Salvador (BA) e ofereceu oficinas de inserção profissional com foco na autonomia e no protagonismo jovem.  

 

 

Ao todo, a iniciativa formou 33 adolescentes com idades entre 14 e 18 anos e foi dividida em módulos com temáticas sobre autoconhecimento e soft skills, reflexão crítica sobre temas sociais, projeto de vida e colabora para a inserção no mercado de trabalho. O aprendizado é conduzido de forma prática e contextualizada, conectando os conteúdos apresentados aos desafios reais que os jovens enfrentam em suas vidas. 

Em Campinas, para conhecer uma rotina corporativa, os jovens tiveram a oportunidade de visitar as instalações da empresa SEL; apresentaram projetos para uma Feira de Ciências, vivenciando uma pesquisa científica na prática e, por fim, passaram o dia em um parque de diversões para representar a formatura.  

 

 

Após a finalização do projeto nas duas localidades, um em cada quatro participantes foi inserido no mercado de trabalho e cerca de 90% do total se declarou confiante para buscar novas vagas. Confira alguns relatos:

“O projeto Juventudes Digitais foi muito importante para mim, pois aprendi como fazer um currículo e criar um projeto de vida. Após o curso, com certeza, estou muito mais preparado para fazer uma seletiva de emprego e entrar no mercado de trabalho”Víctor Hugo, 16 anos. 

“Participar do projeto Juventudes Digitais foi uma oportunidade muito boa para mim. Tivemos temas tão importantes para o meu próprio conhecimento. A meu ver, o curso, sem sombra de dúvidas, é o melhor que eu já fiz. Agradeço a disposição da equipe da Aldeias Infantis SOS e à empresa SEL por dividir tantos momentos de descoberta, desabafos, erros e muitos acertos. Gratidão!” M.E.M.P., 16 anos.

"O curso foi muito importante para mim porque eu aprendi muitas coisas importantes, como fazer um currículo, sobre autoconhecimento sobre entrevistas de emprego.​ Amei o curso e, por isso,recomendo e espero que vários outros jovens tenham essa oportunidade!"Willian Gabriel Soares Bezerra, 18 anos 

 

 

VOCÊ TAMBÉM PODE APOIAR