setembro 27 2023

Webinário debate a importância da prevenção de acidentes em ambientes escolares

Evento celebrou a Lei Lucas e contou com a participação de especialistas no assunto

 

 

Na última quinta-feira, 21 de setembro, a Aldeias Infantis SOS marcou presença no Webinário "Lei Lucas: Primeiros Socorros no Ambiente Escolar", promovido pelo Ministério da Educação (MEC), Ministério Público do Trabalho (MPT) e Ministério da Saúde (MS). 

O webinário teve como principal tema a implementação da cultura de prevenção de doenças e acidentes relacionados ao trabalho, por meio de ações de conscientização para estudantes brasileiros, desde a pré-escola até o ensino médio. Além disso, discutiu-se a importância da Lei Lucas (Lei n.º 13.722/18) na prevenção de acidentes dentro de ambientes escolares.  

Durante a abertura, Lucianna Magri, coordenadora-geral de Formação de Professores da Educação Básica da Secretaria de Educação Básica (SEB) do MEC, enfatizou a relevância do webinário para a sociedade em geral. “A iniciativa envolve a saúde, a educação, os trabalhadores que estão dentro das creches e escolas, além de toda a sociedade, porque, de uma forma ou de outra, todos nós estamos envolvidos com a vida e a segurança das crianças, seja como pais, tios, avós e membros da sociedade”, destacou.  

O evento ainda contou com a contribuição da Especialista em Entornos Seguros e Protetores da Aldeias Infantis SOS, Erika Tonelli, que ressaltou que, o aumento de lesões relacionadas a armas de fogo, afogamentos e queimaduras são reflexo da realidade social e econômica do país. "Hoje, nove crianças morrem por dia em razão de acidentes, sendo que 90% poderiam ser evitados, por meio de ações comprovadas de prevenção", considerou.  

Na ocasião, ainda houve o lançamento da Revista MPT em Quadrinhos, com foco na educação escolar e preparação de crianças, adolescentes e jovens para um mundo do trabalho digno, sustentável, seguro e saudável. 

Também participaram José Ribeiro, representante da Organização Internacional do Trabalho (OIT) no Brasil, e Erick Curi, médico, professor da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e coordenador do projeto Salve uma Vida. 

 

 

Lei Lucas  

A Lei Lucas (Lei Nº 13.722/18) foi sancionada em 10/04/2018 e torna obrigatória a preparação de escolas, tanto públicas quanto privadas, e espaços de recreação infantil para oferecer primeiros socorros. As instituições de ensino devem fornecer cursos que capacitem professores e funcionários em noções básicas de primeiros socorros. Essa obrigação se estende aos estabelecimentos de recreação infantil. 

A necessidade dessa lei ficou evidente após um trágico acidente com o menino Lucas Begalli, que perdeu a vida aos 10 anos durante um simples passeio escolar, após sofrer asfixia mecânica. Essa tragédia poderia ter sido evitada com preparo e prevenção adequados. 

 

 

VOCÊ TAMBÉM PODE APOIAR