FORTALECIMENTO
FAMILIAR

 
 

Trabalhamos em conjunto com famílias e comunidades para ajudá-las a desenvolver suas capacidades e liderar seu próprio processo de autonomia e inclusão social.

Conheça nossos projetos de fortalecimento:

Cuidado Parental

Para manter famílias unidas, nossos projetos desenvolvem competências emocionais, sociais e de geração de renda para a autossuficiência familiar e a proteção das crianças, adolescentes e jovens, sob sua responsabilidade. Eles podem ser realizados pela família de origem, extensa ou ampliada, promovendo a desinstitucionalização de crianças, adolescentes e jovens. 

 

Em alguns casos, crianças e adolescentes acolhidos são reintegrados às suas famílias que, muitas vezes, precisam de atenção temporária para fortalecer a dinâmica familiar. Além de um possível apoio financeiro, cria-se um plano para o desenvolvimento de competências familiares com foco em sua autonomia.   

Quando uma família é identificada em situação de vulnerabilidade, ela é convidada para participar do projeto Escola de Pais. São promovidos encontros semanais com as famílias - nos quais são abordados temas relacionados à proteção da infância, violência doméstica, abuso sexual, economia doméstica, motivação pessoal, entre outros - e visitas de acompanhamento mensais às suas casas, para verificar seu desempenho e desenvolvimento a partir das atividades do projeto.

Famílias fortalecidas, inseridas no sistema de garantia de direitos, conseguindo estruturar um ambiente protetor para evitar a perda  da guarda e o abandono dos filhos. Este é o objetivo deste projeto, que oferece acompanhamento a famílias vulneráveis e sua inserção na rede de serviços de proteção local.  

Atenção Direta Básica

Os projetos de Atenção Direta Básica tem como foco ações de educação formal ou informal, oferecidas em meio período ou em período integral, a crianças, adolescentes e jovens, visando apoiar as famílias no cuidado. 

 

Cuidar de crianças, em especial da primeira infância, que não são assistidas por serviços de apoio infantil. Na casa de cuidados, pais/responsáveis recebem apoio técnico de uma cuidadora residente para criar um ambiente protetor, com foco no desenvolvimento infantil. 

Quando os pais/responsáveis trabalham e não tem com quem deixar os filhos, a organização oferece este serviço de cuidado para crianças e adolescentes, durante o dia. Uma trajetória de aprendizagem, com ênfase em aspectos lúdicos, que estimula seus participantes a vivências educativas, em grupo e individualmente.

Espaços coletivo de vivência da infância, que contribui para a construção da identidade social e cultural das crianças de até cinco anos, por meio de trabalho integrado no cuidado e educação complementar ao da família e da comunidade.