janeiro 9 2020
Manaus em Notícia #9
Novidades de Fevereiro de 2020
ANO DE DESAFIOS
O Grupo Meta é o foco da equipe da Aldeias Infantis em Manaus e os desafios são uma rotina em nossos projetos.
A tradicional divisão em subequipes deve ser superada para gerar impactos mensuráveis e justificar os investimentos. Portanto, os projetos que compõem o Núcleo de Apoio às Famílias começam a integrar-se na mesma perspectiva. Com proatividade entendem-se não mais dispersos, mas com foco nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: Redução da Pobreza e Qualidade da Educação. Ações bem traçadas e conscientes pelos serviços que prestam.
1. As Famílias Assistidas como maior projeto é a grande cobertura que justifica as ações dos demais serviços. Volta-se para as reais vulnerabilidades dos membros das famílias inscritas. O diálogo da equipe com a família nos dá a medida do apoio necessitado sem limitar o protagonismo da própria família.
2. Os serviços do Projeto “Escola de Pais” (Casa Azul) não tem no autismo sua finalidade curativa e sim nas dificuldades da família para lidar com o Transtorno em situação crítica.
3. Os Centros Dia (atividades de Interturno ou pósturno) nada mais é do que o vivo contato que se busca com a família, para a interação protetiva de cada uma delas a partir da Escola para o desenvolvimento integral das crianças.
FAMÍLAS ASSISTIDAS
No dia 28 de fevereiro, tivemos o primeiro Encontro das Famílias que participam do Projeto Garantindo Direitos II. Manhã de alegria, integração e conhecimento.
No primeiro momento, cada responsável se apresentou e falou um pouco sobre sua família e da importância do projeto. Em especial, as famílias venezuelanas que se mostraram muito agradecidas pelo trabalho realizado.
O encerramento se deu em um ambiente coletivo, junto aos frequentadores das escolas e demais projetos.
CARNAVAL #DÊUMBASTA
No mesmo dia 28, com atraso estratégico, aconteceu o Carnaval na Vila das Aldeias Infantis, em Manaus.
Sucesso completo, alegria barulhenta e compromisso pleno para várias embates de vital proteção, blocos circulantes formados de crianças, pais e educadores, na maioria com fantasias criativas, deram o tema da festa. Com lúcida consciência das questões importantes para a salvaguarda dos seus direitos.
Sintonizados com a campanha nacional “DÊ UM BASTA”, da Aldeias Infantis SOS Brasil, expressou-se na festa a retomada da luta contra a Exploração e Abuso Sexual de crianças e adolescentes. Mais de 300 crianças com suas famílias alegraram-se com as toadas carnavalescas da Banda do Moacir Alves. Toda gratidão dessa festa se converterá em proteção.
CENTRO DE GERAÇÃO DE RENDA
As Oficinas de Competências, que incluem Atelier de Costura, Culinária e outras - em parceria ou não - são atividades para desenvolvimento humano e de enfrentamento da pobreza, com metas de geração de renda. Elas visam a transformação das condições materiais para a melhora da moradia, da alimentação, do bem estar e da educação doméstica de valores humanos.
Finalizamos o mês de fevereiro, com a confirmação da parceria do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas – CETAM com o objetivo de realizarmos novos cursos no ano de 2020. No mês de março estaremos iniciando as inscrições para o Curso de iniciação em corte e costura, contribuindo com a diminuição da vulnerabilidade social das famílias atendidas em nossos projetos.
SONHANDO ALTO
A ausência de creches é uma realidade que a apela a todos nós uma resposta.
Graças à militância pedagógica de algumas professores do CMEI Hermann Gmeiner, da concessão gratuita dos espaços para as atividades por parte da Aldeias Infantis e do apoio da Secretaria Municipal de Educação - SEMED, a Vila Educadora da Aldeias Infantis de Manaus, contava com uma turma de crianças de 3 anos de grande adesão das famílias.
Em 2020, infelizmente, não foi possível. Nossa equipe passou a estudar a questão e pensar em alternativas. E isso certamente deve se inserir no grande projeto de Famílias Assistidas.
Mas é fato que, mães de crianças de 3 anos, em áreas sem creche dificilmente poderão voltar a estudar, fazer algum curso, participar de grupos de ajuda, procurar emprego ou trabalhar em pequenas cooperativas de produção.
AVENTURA DA EDUCAÇÃO INFANTIL RECOMEÇA COM NOVA GESTÃO
Em 2020, o CMEI Hermann Gmeiner tem uma nova Gestão e também um Comitê de Apoio à Gestão da Professora Estela Nepomuk.
Visitantes da SEMASC, que vieram participar de um evento, declararam que essa articulação da Assistência Social com a Educação, entre SEMED e Aldeias Infantis é uma garantia mútua de qualidade da educação, sobretudo com um grupo de professoras que, por vocação, se identificam com uma Escola Transformadora, Democrática e Participativa que incide na luta contra a pobreza.
O ritmo da nossa Vila está voltando à normalidade. Com intenso movimento e presença de crianças, professores, familiares e servidores.
ESPAÇO SERINGUEIRO
Um grupo de amigos da floresta, procurou a Aldeias Infantis para editar uma memória viva dos nordestinos que chegaram em duas grandes levas para tornarem-se "soldados da borracha”, fugindo das secas e das cercas do latifúndio.
Vamos plantar 20 mudas de seringueiras nativas em forma de V, um sobre o outro, representando os dois grandes rios onde desembarcaram para se embrenharem perdidamente na floresta: o Juruá, rio que “chora” as dores dos seringueiros e o Jutaí, rio que dá flor e alimenta a vida!
CAPACITAÇÃO DA REDE DE PROTEÇÃO
Nos dias 20 e 21 de fevereiro, foi realizada a apresentação do Projeto Resgate a Infância (MPT), onde foram explorados temas sobre os aspectos legais e sociais do Trabalho Infantil.
Este projeto se direciona aos eixos das políticas públicas com base na articulação da Rede de Proteção da Infância e Adolescência. E também ao eixo da profissionalização, com foco em sensibilizar as empresas para o cumprimento das cotas legais de aprendizagem à população de jovens mais vulneráveis.
Além disso, foi colocado em discussão o tema da educação enquanto política pública e a capacitação de professores, para que estejam melhor preparados para abordar a questão do trabalho Infantil e o entendimento sobre as causas e consequências dessa violação de direitos.
AVANÇO DO PROJETO SUPER PANAS — ETNIA WARAO
Consolidando a grande equipe de ações protetivas, acolhedoras, lúdicas e interculturais, destacamos o Projeto SuperPanas WARAO, que dá cobertura às crianças e adolescentes de etnia Warau, moradoras de abrigos. A ação dos jovens Warau é o maior sucesso.
A comunidade ao redor dos abrigos do Bairro Alfredo Nascimento, resistentes no primeiro momento, está se mostrando acolhedora devido ao clima de amizade que foi criado, quebrando aos poucos as barreiras e preconceitos.
Destacamos aqui a atuação parceira da comunidade católica e de seus lideres, já inseridos na luta contra pobreza, que cedem seus espaços para essa ação humanitária.
ONIBUS JUSTIÇA ITINERANTE
Durante o mês de fevereiro, as famílias dos bairros vizinhos da Aldeia Infantis em Manaus, receberam o apoio da Justiça Itinerante.
A ação do TJ do Amazonas visa facilitar o acesso de populações vulneráveis ao sistema de justiça, levando a oportunidade dessas pessoas buscarem seus direitos, levarem suas demandas ou reclamações e ainda completar suas documentações. Nossa gratidão ao TJ do Amazonas.