janeiro 9 2020

Manaus em Notícia

Novidades de Janeiro

 

Sonhando alto

Iniciamos o ano nos mobilizando para gerar grandes impactos em 2020:

- No trabalho com os venezuelanos;

- Na atuação com as famílias e crianças vulneráveis;

- Na sintonia com a Secretaria Municipal de Educação (Semed);

- Na parceria com a UNICEF em projetos de emergência humanitária;

- Na ampliação em 10% nos projetos de atenção e apoio aos jovens.

Aldeias Infantis é parceria da UNICEF no projeto Super Pañas

A Aldeias Infantis SOS Brasil firmou parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) para desenvolver o projeto Super Pañas, com foco no apoio e desenvolvimento de famílias refugiadas da Venezuela.

Em Manaus, a ação oferece um ambiente acolhedor e atividades educacionais para crianças e adolescentes refugiados. O Super Pañas será desenvolvido em cinco locais diferentes, com supervisão da equipe multidisciplinar de psicólogos, educadores e agentes sociais da Aldeias Infantis. Os profissionais foram selecionados em janeiro e passaram por um mês de formação.

Dignidade conquistada

É assim que a venezuelana Vanessa Alejandra Alman esta se sentindo: feliz e realizada por ter conseguido passar na seleção da Aldeias Infantis para trabalhar como monitora no projeto Super Pañas, realizado em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF).

Ela é acompanhada pelo Projeto Garantindo Direitos II, e está na capital manauara há seis meses com o marido e duas filhas pequenas.

“Sou feliz, me sinto agradecida a Aldeias Infantis pela a oportunidade de dar uma alimentação melhor para minhas filhas. Vou me dedicar tanto para que esse projeto tenha muito sucesso e eu garanta junto com meus companheiros um emprego digno”.

A história de uma Kombi

Para comprá-la foram preciso três feijoadas beneficentes e muito suor. Ela nos serviu para buscar doações e viver momentos importantes de mobilização. Na Kombi, fomos conduzidos para lutar contra todos os tipos de abusos sofridos por crianças, adolescentes e famílias em situação de vulnerabilidade social.

Sonhamos que seria um veículo chamado "ALDEIAS EM 4 RODAS", bem pintada e com símbolos que inspirassem uma missão contínua, sempre rodando em caravana pelos direitos dos que mais precisam.

Enfim, após anos de aventuras, vendemos a nossa Kombi e estamos juntando recursos para comprar um carro menor, sem jamais deixar de sonhar em ter “um milhão de amigos”.

Recomeço das atividades pedagógicas

As atividades da nossa Vila Educadora recomeçam no dia 4 de fevereiro. O CMEI Hermann Gmeiner já está pronto para receber as crianças e adolescentes para mais um ano letivo com muito aprendizado, diversão e desenvolvimento.

Além do ensino regular, a nossa Vila continuará oferecendo os projetos de educação integral, de assistência social para as famílias e de capacitação para adolescentes, jovens e adultos para o mercado de trabalho.

Neste ano, as atividades no CMEI Hermann Gmeiner terão o horário estendido, gerando um maior impacto e desenvolvimento na comunidade. Em conjunto com a gestão e com pleno apoio das professoras, o Projeto Infância Cidadã, fomentado pelo Fundo Manaus Solidária e Secretária Municipal de Educação de Manaus, que será de grande relevância no percurso do ano letivo.

Educação transformadora

Todos os nossos projetos no CMEI Hermann Gmeiner e EMEF Maria das Graças estão voltados a um objetivo: a educação transformadora.

A nossa Vila Educadora é preparada para receber crianças e adolescentes para que elas tenham acesso de forma natural aos estímulos sensoriais e ao desenvolvimento de psicomotricidade.

Aqui, elas também recebem uma dose extra de afeto, empatia e diversão. As crianças demonstram bem-estar e felicidade ao entrarem na Vila. Elas exploram os ambientes, pegam vários objetos, se movimentam em um vai e vem, sobem e descem, sorriem, gritam, choram e, em um piscar de olhos, já estão rindo novamente. É o fluir de uma infância plena e saudável.

Atletas da Paz

O mês de janeiro foi de intensa movimentação na nossa quadra de esporte no Bairro da Paz. Talento só se desenvolve com empenho e participação coletiva! 

Para utilizar a quadra, todos os jogadores têm que estar agrupados, sob a responsabilidade de um líder com idade acima de 18 anos.

É neste espírito que começaremos o mês de fevereiro: longe das drogas e perto dos estudos.

Verificação ética

Durante a terceira semana de janeiro, recebemos a visita de Fernanda Felipe, do nosso Escritório Nacional, para a verificação do Manual de Controle da Aldeias Infantis SOS Brasil. A técnica esteve inserida na dinâmica contábil e financeira do nosso programa, checando todos os aportes de recursos, e o uso ético dos mesmos.

Um olhar bem acurado deu-se sobre os recursos que foram investidos pelo Fundo Manaus Solidários da Prefeitura no Projeto "Garantindo Direitos", além de outras atividades. Igualmente, foram auditadas todas as doações de pessoas físicas e campanhas que aparecem nos extratos bancários, emissão de cheques, compras, locações e patrimônio.

Campanha para adesão de novos Amigos SOS

Christoffer Müller, o gerente executivo da Aldeias Infantis SOS Brasil, veio a Manaus estudar o potencial solidário da cidade para um projeto de aproximação nas ruas, shoppings e pequenas empresas, que apresentaria o nosso trabalho para a população, convidando as pessoas a se juntarem a nossa causa, a proteção da infância.