janeiro 9 2020

Manaus em Notícia #10

Novidades de Março de 2020


Protocolo de cuidados por quem faz a proteção

O Protocolo de Gestão de Crise e Contingência do Impacto da Pandemia da COVID-19 sobre a Operação da Aldeias Infantis SOS Brasil busca orientar todos os níveis da Organização, visando alinhar as ações adotadas nacionalmente. A responsabilidade, o compromisso, a confiança e a coragem, valores inegociáveis da nossa entidade, estão em alta na atual crise do coronavírus.

Foram criados Comitês de Crise para estabelecer Procedimentos de Prevenção em vários âmbitos, tanto para colaboradores como para as pessoas atendidas nos projetos. As áreas administrativas também se adequaram em novas escalas de trabalho, seguindo as orientações médicas e das autoridades municipais.

"A crise que estamos atravessando deve ser enfrentada com responsabilidade, profissionalismo, compaixão e cuidado: o cuidado com os nossos colaboradores e com as crianças, adolescentes, jovens e famílias com as quais mantemos relações. A amplitude dessa crise afetará todos os âmbitos da nossa Organização, com consequências na saúde, nas finanças e no social", declarou Alberto Guimarães, gestor nacional da Aldeias Infantis SOS Brasil.

Mais ações de combate ao coronavírus

Uma das estratégias adotadas nessa temporada tem sido o trabalho nas casas das famílias com relatórios e planejamentos conforme a demanda de cada projeto, reiterando o nosso compromisso de atendimento com efetividade.

As famílias estão sendo constantemente orientadas pela equipe técnica, por meio de mensagens e rodas de conversa online com os profissionais de educação à distância da Aldeias Infantis SOS Brasil.

Entretanto, foram tomadas algumas medidas complementares para contenção do coronavírus, como a suspensão da circulação de pessoas dentro do nosso Programa, com acesso permitido apenas aos colaboradores.

Prestação de contas e resultados do projeto “Garantindo Direitos”

No dia 11 de março houve a entrega da prestação de contas do Termo de Fomento 012/2018, celebrado pelo Fundo Social de Solidariedade (FSS) e Aldeias Infantis SOS Brasil de Manaus, tendo como objeto o projeto “Garantindo Direitos”, executado no período de fevereiro de 2019 a janeiro de 2020.

A ação atendeu 84 crianças de 4 a 6 anos em oficinas socioeducativas de jogos, recreação, artes e contação de histórias no contraturno escolar, além de oferecer um espaço de cuidado diário e alimentação de segunda a quinta-feira.

Ao final do projeto, 89% dos participantes se desenvolveram em seus aspectos cognitivo, afetivo, social e motor, bem como nas capacidades criativas, de autonomia e sociais.

As famílias das crianças também foram atendidas com ações de entrevista social, escuta qualificada, visita domiciliar, encaminhamentos, entre outros atendimentos. O foco foi o desenvolvimento das suas capacidades de cuidado, proteção e de sustentabilidade.

Em nome das 84 crianças e suas famílias, agradecemos ao Fundo Social de Solidariedade que, por meio da senhora Elizabeth Valeiko, voltou o seu olhar com compromisso, atenção e prioridade à causa da Aldeias Infantis SOS Brasil.

Projeto “Garantindo Direitos II” recebe R$ 50 mil para ações

Em parceria com a Secretaria da Mulher, Assistência Social e Cidadania de Manaus (SEMASC), por meio do Termo de Fomento nº 01/2020, foi repassado o valor de R$ 50 mil pelo do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FMDCA) para a execução do projeto “Garantindo Direitos II”, que tem como meta o atendimento de 30 famílias para de ampliar suas competências, autonomia, empoderamento e protagonismo social.

A ação visa prevenir a ruptura de vínculos, assegurar a garantia dos direitos fundamentais e contribuir para a emancipação através de ações preventivas.

Projeto “Cuida Bem de Mim”

As crianças e adolescentes atendidos pelo projeto “Cuida Bem de Mim” participaram de uma oficina com foco no autoconhecimento a partir do contato de forma lúdica com representação de si mesmo, sendo capazes de desenvolver um processo de autonomia para suas vidas.

Impactos que contam!

Neste mês, a família de Ivandry realizou uma grande conquista: saiu de uma área inapropriada para uma moradia digna. Essa transformação, um antigo sonho de todos, foi possível graças ao apoio dos parceiros da Aldeias Infantis SOS Brasil em Manaus.

A felicidade e a emoção de todos eram nítidas. O pequeno Fabian, de 5 anos, retratou bem esses sentimentos quando as colaboradoras foram visitá-lo em sua nova moradia. “Tia, vem conhecer minha casa, vem ver meu quarto", disse o menino, com um lindo brilho no olhar e um largo sorrido.

É apenas o início dessa nova fase para essa família batalhadora, que já conseguiu criar novas perspectivas em meio ao difícil cenário que estamos enfrentando.

Solidariedade e protagonismo entre as famílias

Os dias 30 e 31 de março foram dias de muita solidariedade para as 90 famílias que atendemos. A APA Móveis, uma antiga parceira, doou cestas básicas, redes e mantas para que todas consigam lidar de uma forma mais digna com a situação que estamos enfrentando.

Suspensão das atividades da VAMEPA

A Vara Especializada de Medidas e Penas Alternativas (VAMEPA), em atenção aos prestadores de serviços em risco de contrair o coronavírus, paralisou a prestação de serviços que os apenados cumpriam na Aldeias Infantis SOS Brasil de Manaus.

A VEMEPA, através de pequenos projetos de obra, está nos ajudando a fazer a ligação coberta entre as unidades escolares da Vila, evitando que as crianças tomem chuva quando se deslocarem para o almoço.

Esperamos que essa pandemia passe logo e a vida volte à normalidade, com novos paradigmas que garantam a construção de uma sociedade mais justa para todos.

Nova mascote!

Temos uma nova moradora nas campinas da Aldeias Infantis SOS Brasil de Manaus: nas últimas semanas, recebemos uma égua de pouco mais de 1 ano. O novo membro receberá todo o amor e cuidado das nossas crianças, e será fundamental para atividades educacionais e de recreação.  

Ficamos muito felizes com esse presente! Assim, para a alegria da criançada, cresce o nosso mini zoológico.

Quero apoiar!