outubro 2 2020

Manaus em Notícia #16

Novidades de Setembro de 2020

 
 
Setembro Amarelo 

Setembro é o mês dedicado à prevenção contra o suicídio. Em todo o planeta, a cada 40 segundos, uma pessoa acaba com a própria vida. Entre os jovens de 15 a 29 anos, o suicídio foi a principal causa de mortes, depois dos acidentes de carro, no Brasil. Por isso, é tão importante a conscientização e o debate sobre o tema. A prevenção depende de uma escuta aberta e atenta, além de observar as mudanças no comportamento e os sentimentos expressados. Sempre ofereça ajuda especializada! 

 

Cuidado e autonomia dos jovens 

O Projeto Novos Horizontes foi adaptado diante da pandemia e continua suas ações de apoio psicossocial aos adolescentes e jovens de Manaus. Com o retorno das aulas presenciais no ensino médio, a equipe da Aldeias Infantis reforçou as orientações sobre a prevenção contra o COVID-19, especialmente, no ambiente escolar. 

Outra ação desenvolvida no projeto foi a troca de experiências entre os adolescentes e colaboradores de empresas parceiras da nossa organização, sobre os processos de seleção e de recrutamento, ampliando sua formação e capacitação para ingressar no mercado de trabalho. O encontro foi realizado de forma virtual. 

Uma ótima notícia no mês de setembro foi a promoção do jovem participante do projeto, Marcondes Santos, na empresa Transire. Ele iniciou sua trajetória como menor aprendiz e, devido ao bom desempenho e dedicação, ele agora integra o quadro de funcionários da empresa. Parabéns! 

 

Prêmio BIC 

A empresa BIC da Amazônia é nossa grande Parceira SOS e investe seu apoio aos jovens da Aldeias Infantis SOS Brasil, em Manaus, para que tenham um futuro brilhante no mercado de trabalho.  

A empresa desenvolve o prêmio BIC Cristal Pen, que valoriza projetos e iniciativas que impactam a transformação da vida de jovens em situação de vulnerabilidade. 

Esse ano, o trabalho desenvolvido pelos educadores da nossa ONG em Manaus, foi inscrito para concorrer ao prêmio, que enfatizará a inovação e a excelência nos métodos de ensino, resultando em uma aprendizagem transformadora e significativa para os jovens. 

 

Protagonismo das famílias venezuelanas 

O projeto Súper Panas, conduzido pela Aldeias Infantis em parceria com o UNICEF, atende famílias em situação de extrema vulnerabilidade, incluindo àquelas que vêm ao Brasil buscando novas oportunidades, como as da Venezuela.  As conquistas destas famílias imigrantes já podem ser comemoradas! 

A empregabilidade de muitas delas já é uma realidade, assim como a geração de renda, com o desenvolvimento de novas atividades comerciais. Outras conseguiram regularizar seus documentos e são residentes legais no nosso país. Com os Cursos de Costura e de produção de Salgados, as famílias desenvolvem a sua autonomia. Seguiremos acompanhando e apoiando estas e mais pessoas para que possam ter um futuro melhor no Brasil! 

 

Compartilhando conhecimentos 

A assistente social da Aldeias Infantis SOS Brasil, em Manaus, Elizaneide Machado, ministrou um curso sobre a Metodologia de Enfoque Integral para educadores populares do Pará, em setembro. Esta metodologia foi desenvolvida pela nossa organização e constitui-se de práticas pedagógicas que envolvem os mais diversos atores (família, comunidade e Estado), buscando um ensino transformador para crianças e adolescentes em situação de extrema vulnerabilidade. 

 

História de Sucesso 

Leia o relato do jovem Yuri Michel Martins e conheça como os nossos projetos impactaram a sua vida! 

Com o apoio da equipe da Aldeias Infantis pude aprender sobre os meus direitos e deveres. Entrei na organização aos 5 anos, em uma ramificação do projeto chamado de “Lar Alegre”, em Manaus. Lá, fiz minhas primeiras amizades e pude aprender sobre cidadania e respeito.

Tínhamos refeições de qualidade e atenção dos educadores, além do contato com parceiros da organização, que cediam seu tempo e compartilhavam suas experiências com muita alegria. 

 Assim passei grande parte da minha infância, recebendo informações sobre cultura, meio ambiente e esportes. Com a abertura da Casa de Oportunidades (Centro de Convivência Juvenil da Aldeias Infantis), retornei à organização e logo fui inserido no projeto de valorização e apoio aos jovens.  

 Hoje, aos 20 anos, com o suporte e a articulação da equipe da Aldeias Infantis SOS Brasil, em Manaus, trabalho na empresa Marquise Ambiental - S/A e faço um curso de graduação na área de Design de Interiores.  

Tudo isso provém do esforço da ONG, que possui diversas parcerias, estimulando o crescimento profissional dos jovens.” 

 

 

Parceiro SOS 

No mês de outubro, além de celebrarem o Dia das Crianças, os pequenos terão a alegria de brincar em um novo parquinho doado pela empresa Águas de Manaus! Agradecemos a generosidade!