junho 9 2023
Comunicado sobre a Comissão Especial
A Aldeias Infantis SOS expressa profundo pesar diante das revelações contidas no relatório produzido pela Comissão Especial Independente, constituída pela Federação (SOS Children’s Village) e divulgado recentemente. A Organização reconhece a seriedade dos casos de abuso ocorridos e valoriza a coragem daqueles que denunciaram tais crimes.
Nos últimos dois anos, a Aldeias Infantis SOS se empenhou em implementar um abrangente plano de ação de salvaguarda, por meio do estabelecimento de uma comissão independente e imparcial que integra essa estratégia. As práticas de Salvaguarda estão relacionadas ao modelo de Governança e Gestão de cada país.
No Brasil, no âmbito da Governança, a Organização avançou com a criação do Comitê de Integridade e da área de Compliance. Enquanto que sob o ponto de vista da gestão, já está implementado ferramentas de controle e denúncia, fundamentais para mitigar o risco de falhas de Salvaguarda, Governança e a ocorrência de casos de desproteção infantil, estabelecendo as seguintes medidas:
- Criação do Comitê Nacional de Salvaguarda;
- Ponto focal nacional de Salvaguarda independente;
- Comitês locais de incidência de Salvaguarda;
- Canais nacionais de denúncia para colaboradores e outro específico para os participantes (https://canal.ouvidordigital.com.br/aldeiasinfantis);
- Revisão da Política de Salvaguarda;
- Formação sobre Salvaguarda para todos os colaboradores.
Neste momento, o objetivo principal é oferecer suporte às vítimas, além de corrigir falhas passadas e garantir que esses incidentes não voltem a ocorrer. Todos os membros da Federação (138 países no total) estão conscientes e se comprometem com o fortalecimento dos processos de proteção e o cuidado do nosso público-meta.
Serão mantidos os compromissos com altos padrões de governança e transparência, acrescentando o trabalhando intenso para implementar as recomendações contidas no relatório, visando fortalecer a cultura de segurança e salvaguarda.
A Aldeias Infantis SOS pede sinceras desculpas a todas as vítimas afetadas por tais situações. A Organização também reafirma o objetivo de proporcionar um ambiente seguro e acolhedor para todas as crianças, fortalecendo famílias e comunidades. O relatório da Comissão Independente está disponível no site da nossa Federação.