TV Globo - Profissão Repórter – março 20 2024

Aldeias Infantis SOS é destaque no Profissão Repórter

A atuação com refugiados afegãos foi tema do programa jornalístico da TV Globo 

 

 

O episódio do Profissão Repórter do dia 19 de março revelou o processo de adaptação de famílias migrantes no Brasil. A equipe de reportagem da TV Globo também acompanhou a rotina de uma criança afegã, acolhida desde 2022 juntamente com sua família pela Aldeias Infantis SOS em Poá, na Grande São Paulo.    

Além de mostrar a atuação da Organização e imagens aéreas da unidade de Poá, a matéria demonstrou que crianças de 7 a 12 anos contribuem ativamente com a segurança afetiva de famílias em situação de refúgio, de acordo com um estudo do Instituto de Psicologia (IP) da USP.   

Atualmente, a Aldeias Infantis SOS acolhe cerca de 90 afegãos, sendo metade deles crianças. Os migrantes recebem apoio com moradia adequada, alimentação, acesso a serviços de saúde, incluindo vacinação, e as crianças, por sua vez, são matriculadas no ensino regular. Além disso, é oferecido suporte para regularização de documentos, validação de diplomas, renovação de vistos, visando facilitar a integração no mercado de trabalho e garantir os direitos daqueles que deixaram seus países em busca de segurança e dignidade.  

Assista o programa na íntegra: https://globoplay.globo.com/v/12449811