G1 – maio 7 2021

Ateliê das Mainhas


 

Cerca de 30 mães que vivem em Salvador e região metropolitana estão tendo a oportunidade de se reinventar através do projeto Ateliê das Mainhas. Com oficinas de corte e costura, artesanato, empreendedorismo e comércio solidário, a ação atende mulheres em situação de vulnerabilidade social ou vítimas de violência doméstica.

O projeto é realizado Aldeias Infantis SOS Brasil, maior organização humanitária no atendimento direto à criança no mundo, com atividades no país desde 1954, na luta pelo direito das crianças, jovens e adolescentes a viverem em família.

O projeto oferece ferramentas profissionalizantes e também apoio psicológico para as beneficiadas. Assim, as mães encontram mecanismos para recomeçar e dar novas perspectivas a si mesmas e suas famílias.

A necessidade de suporte se acentua especialmente neste último ano, já que e a situação econômica de muitas famílias foi diretamente afetada pela pandemia da Covid-19. De acordo com o IBGE, os índices de desemprego atingiram um recorde histórico, com mais de 14 milhões de pessoas fora do mercado de trabalho.

As atividades foram iniciadas em 2019. As participantes do Ateliê das Mainhas são encaminhados por alguns órgãos da rede assistencial, como o Centro de Referência Lélia Gonzáles, Ronda Maria da Penha, Ministério Público, Defensoria Pública, Vara da Infância e Conselho Tutelar.

Além da proposta de geração de renda por meio do artesanato e empreendedorismo, as famílias são acompanhadas por uma técnica de referência para desenvolverem o empoderamento feminino e o cuidado infantil. O objetivo é fortalecer as famílias, dando suporte nas diversas problemáticas enfrentadas pelas mães, que na maioria são as únicas provedoras do lar.

"Com metodologias e dispositivos de apoio através de uma rede de suporte, promovendo além de melhores condições sociais e psicológicas, possibilidades de geração de renda, evitando que seus filhos sofram alguma violação de direitos e ocorra o rompimento dos vínculos familiares”, explica Michele de Jesus, Coordenadora do Serviço de Fortalecimento Familiar e Comunitário, responsável pelo projeto na organização Aldeias Infantis SOS Brasil.

Em Salvador e região metropolitana, as atividades foram iniciadas em 2019. Neste mês de maio, nos dias 27 e 28, acontecerá a 1° Mostra da produção do Ateliê das Mainhas, em um shopping da capital baiana, com exposição e venda dos produtos confeccionados pelo grupo.


Matéria publicada no G1