Agência Brasil – outubro 6 2021

Crianças até sete anos não devem ganhar brinquedos elétricos, diz ONG

Vem aí o Dia das Crianças! E pode até parecer fácil, mas agradar os pequenos não é tão simples assim. E na hora de escolher o presente, os adultos devem estar atentos. É que alguns podem trazer riscos para as crianças. É preciso observar, por exemplo, se o brinquedo é certificado pelo Inmetro e se ele pode provocar cortes ou ferimentos.

Tatiana Oliveira viveu esse drama quando o filho, Roberto, na época com 2 anos, ganhou um caminhãozinho de presente. O brinquedo tinha partes de plástico e de metal. E aí, a brincadeira se tornou um problema.

"A caçamba (do caminhão), você apertava um botãozinho, ela levantava, apertava de novo, ela baixava. E, aí, ele foi segurar o caminhão e a caçamba fechou no dedinho dele. O dedinho ficou roxo, machucou bastante. Depois eu passei a observar melhor e, aí, realmente eu fiquei mais atenta".
 
O Instituto Bem Cuidar é uma organização não-governamental que promove a proteção e o cuidado de qualidade com a infância e a juventude. A coordenadora do instituto, Erika Tonelli, alerta sobre os cuidados necessários na hora de comprar brinquedos.

"As nossas recomendações são que, quando for comprar um brinquedo, ele sempre tenha a certificação do Inmetro e seguir a faixa etária que está indicada naquele brinquedo. Nunca dar brinquedos elétricos para crianças menores de sete anos. Isso pode ocasionar queimaduras, então a gente recomenda que os brinquedos elétricos esperem, que eles estejam um pouco maiores".
 
É importante também sempre dar uma revisada nos brinquedos, porque, com o uso, eles podem ir se quebrando ou soltando partes. E tomar cuidado com aqueles que têm peças pequenas ou podem ser ingeridos, como as amadas massinhas e slimes.
 

Matéria publicada pela Agência Brasil