Papo de Mãe – outubro 4 2021

5 dicas para escolher brinquedos seguros para crianças

A criança precisa brincar, mas o brinquedo e a brincadeira devem ser seguros para não colocar a vida em risco

 

A infância é uma fase de grande aprendizado e é brincando que as crianças adquirem habilidades para a toda a vida. Brincar contribui para o desenvolvimento motor, cognitivo e social, estimula a criatividade e favorece o raciocínio.

O brinquedo tem um papel importante nas brincadeiras ao estabelecer um vínculo com o mundo simbólico, do faz de conta, estimulando assim o desenvolvimento infantil, a imaginação e criatividade dos pequenos. Sua escolha deve ser cuidadosa, tanto do ponto de vista da segurança como pela sua função pedagógica e educativa.

Com a proximidade do Dia das Crianças, o Instituto Bem Cuidar selecionou algumas dicas importantes que pais, familiares e responsáveis devem levar em consideração na hora de escolher os brinquedos para proteção e prevenção de acidentes:

  1. Ao escolher um brinquedo, considere a idade, o interesse e o nível de habilidade da criança. É importante verificar a faixa etária para qual o brinquedo é recomendado. Essa simples atitude pode evitar que muitos acidentes graves aconteçam. E para agradar os pequenos, atente-se também aos gostos e habilidades deles. 
  2. Certifique-se de que o brinquedo tenha o selo do Inmetro. Ele garante que o brinquedo passou por testes que comprovam sua segurança e qualidade. Os materiais utilizados na fabricação dos brinquedos devem ser atóxicos. Evite comprar brinquedos de procedência duvidosa ou que não possuem essa certificação. 
  3. Evite brinquedos com correntes, tiras e cordas com mais de 15 cm, em razão do risco de estrangulamento, e brinquedos elétricos com elementos de aquecimento, como baterias e tomadas elétricas, não são recomendados para crianças menores de 8 anos, pois podem causar queimaduras. 
  4. Bicicletas, patins, patinetes e skates são boas oportunidades para ensinar às crianças sobre segurança na diversão. Presenteie a criança também com os equipamentos de segurança necessários, como capacete, joelheira, cotoveleira, luvas e buzina. 
  5. Muito cuidado com brinquedos que tenham em sua composição hidrogel. Os médicos têm alertado que a substância tem grande capacidade de absorção de água e, no caso de ingestão pela criança, pode causar lesões ou infecções graves.

Outras atitudes também são essenciais para garantir entornos seguros e protetores: além da supervisão constante de um adulto, vale inspecionar regularmente os brinquedos e verificar se eles possuem algum dano que pode causar acidentes durante a brincadeira, como partes pequenas que estejam se soltando ou pedaços quebrados pontiagudos. Além disso, estimule a criança a guardar os brinquedos depois de usarem, assim é possível evitar quedas e outros tipos de acidentes.

Matéria publicada pelo Papo de Mãe