PAPO DE MÃE – junho 6 2022

Junho Laranja: mês de prevenção de queimaduras

O dia 06 de junho é o Dia Nacional de Luta Contra Queimaduras, conheça algumas dicas de prevenção de queimaduras

 

 

No dia 06 de junho é o Dia Nacional de Luta Contra Queimaduras. Um dos acidentes que mais acometem crianças e adolescentes no país, sendo a segunda causa de internações da faixa etária de 0 a 14 anos. Para além do próprio ferimento (com diferentes graus de queimadura), podem ainda provocar sequelas funcionais, estéticas e psicológicas, sendo que algumas permanentes.

Em 2021, foram registrados 110.341 casos de hospitalização entre meninos e meninas de até 14 anos de idade devido a acidentes, deste número 19% desses casos foram devido a queimaduras, o que significa 21.100 casos de internação. Houve um aumento de 6% nos casos se compararmos aos dados de 2020. De acordo com a faixa etária esse número pode ser mais expressivo, com elevação em todas as idades, como pode ser observado na figura abaixo:

Internações por queimadura

Diante de dados tão alarmantes é importante que pais, responsáveis e educadores estejam atentos para evitar queimaduras, bem como o poder público, diante da precarização das condições de vida da maioria da população brasileira.


A presença do álcool 70% líquido e em gel, com a liberação devido à pandemia, já é em sim um perigo presente em nosso cotidiano, mas com a chegada das temperaturas mais frias, e com muitas famílias sem condições em comprar gás devido ao seu valor elevado, os riscos estão elevadíssimos para que ocorra este grave acidentes com nossos meninos e meninas.

Junho sabemos ainda que também temos uma festividade tradicional em nossa cultura: a Festa Junina. E que nessas comemorações envolvem vários elementos que podem causar queimaduras, por isso vale ficar atento! Nesse caso específico ensine às crianças como elas podem brincar de forma segura com bombinhas e estalinhos, nunca os carregar nos bolsos, evitar estourá-los perto de outras pessoas, de objetos os quais possam se quebrar e soltar estilhaços, e nem muito menos perto de fogo ou de objetos inflamáveis!

Vale sempre reforçar as dicas de prevenção de queimaduras:

  • A cozinha é um dos locais em que ocorrem vários acidentes, inclusive queimaduras. Mantenha as crianças longe dela, principalmente durante o preparo de alimentos. Nunca cozinhe com crianças no colo!
     
  • Procure cozinhar usando as bocas de trás do fogão e sempre com os cabos das panelas virados para dentro.
     
  • Deixe as comidas e líquidos quentes no centro da mesa, longe do alcance das crianças e evite o uso de toalhas compridas. Elas podem puxar esses tecidos, causando escaldadura ou queimadura de contato.
     
  • Mantenha materiais inflamáveis, como álcool, fósforo e combustíveis longe do alcance dos meninos e meninas.
     
  • Em tempo de pandemia de covid-19, lembre-se que o álcool gel 70% é inflamável, isso é ainda mais alarmante no caso de álcool líquido, por isso, depois de manuseá-lo, não tenha contato com fontes de chamas, como do fogão, fosforo e de isqueiros.
     
  • O aumento do preço do botijão de gás tem provocado uma mudança na forma de cozinhar de muitas famílias de baixa renda. Para economizar, muitas vêm substituindo o gás de cozinha por outros meios de combustíveis inadequados, como lenha, álcool ou carvão. É importante alertar que fogões a lenha improvisados são perigosos e podem colocar em risco a saúde e a vida das pessoas. Intoxicação pela fumaça e queimaduras são alguns dos riscos de grande gravidade.


No site do Instituto Bem Cuidar, área meio da Aldeias Infantis SOS com o foco na qualificação do cuidado, você encontra materiais educativos, check list e mais dicas sobre a prevenção de acidentes.

Lembre-se sempre que 90% dos acidentes com crianças podem ser evitados com medidas simples de prevenção e um olhar cuidadoso para tornar os espaços seguros e protetores. A responsabilidade é de todos nós – adultos, formadores de opinião e poder público- para implementar a cultura do bem cuidar para as novas gerações.

Erika Tonelli

*Erika Tonelli – Especialista da Aldeias Infantis SOS em Entornos e Espaços Seguros e Protetores.

 

Matéria publicada no Papo de Mãe