janeiro 7 2016

A luta por mais qualidade na educação de Manaus

Parceria busca criar um novo modelo escolar, inspirado na Escola da Ponte

(Sandra Greco, gestora nacional da Aldeias Infantis SOS Brasil, em reunião com o Coletivo Escola Família Amazonas)

A Aldeias Infantis SOS de Manaus firmou uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed) e com o Coletivo Escola Família Amazonas (CEFA) para que juntos possam redesenhar a educação pública da capital amazonense. O objetivo é aumentar o interesse e a satisfação de crianças, adolescentes e jovens, reduzindo, com isso, o índice de evasão escolar.

De acordo com Nelson Peixoto, gestor da Aldeias Infantis SOS de Manaus, a melhora na qualidade da educação é de extrema urgência. “Há estatísticas que apontam que ao terminar o 1º ano, duas entre cinco crianças não tem condições de ir para o 2º ano. Essa informação evidencia a evasão que ocorre na trajetória do Ensino Fundamental, chegando ao colapso de evasão em 47% no 5º ano”, conta. Mas Nelson acredita que é possível mudar este panorama.

Em 2015, o programa iniciou as atividades das Casas de Atenção Familiar, projeto piloto da Organização que oferece atividades no contraturno escolar para 120 crianças de 3 a 6 anos. E seus bons resultados, aliados ao bate-papo com José Pacheco, educador e pedagogo português fundador da Escola da Ponte*, durante o Seminário “Mudar a Escola, melhorar a educação: transformar vidas”, renovaram as esperanças de todos.

Para 2016, busca-se um novo caminho. “Será iniciada uma escola diferente, mais democrática, que acreditará na pedagogia da roda de conversa e dos saberes que se multiplicam com a transversalidade de conhecimentos, colados na vida e na condição de cada estudante. Assim, a escola será mais interessante e abrirá caminhos para a Educação no Ensino Fundamental em Manaus, a começar do 1º ao 3º ano”, finaliza o gestor.
 
Para saber sobre a Escola da Ponte, leia a entrevista de José Pacheco para a Revista Nova Escola