dezembro 16 2019

Projeto Bem Cuidar auxilia jovens no combate à exploração sexual infantil

Através de oficinas de comunicação e contação de história, iniciativa auxiliou mais de 400 crianças e adolescentes de João Pessoa em 2019


Por meio da conscientização e mobilização de diversos atores da comunidade, o projeto Bem Cuidar: Tecendo Redes de Proteção combate a exploração sexual de crianças e adolescentes em vulnerabilidade social de João Pessoa, na Paraíba. O projeto, idealizado pela Aldeias Infantis SOS Brasil e apoiado pela Deca, gerou impacto na vida de mais de 400 jovens e 70 agentes comunitários em 2019.

A ação foi renovada para 2020 e terá o envolvimento de mais 140 alunos, 20 famílias e 35 profissionais ligados ao Sistema de Garantia doe Direitos de Crianças e Adolescentes (SGDCA).

A capacitação de jovens em projetos de comunicação é uma das frentes idealizadas pela iniciativa. Através de aulas de produção de roteiros, direção, captação de imagens e edição, o projeto prevê a criação de um canal de YouTube para que os próprios adolescentes criem materiais para a conscientização de temas relacionados ao abuso sexual infantil.
 
Já nas escolas Cantalice Leite e Braz Baracuhy, os técnicos do projeto Bem Cuidar: Tecendo Redes de Proteção ministrarão oficinas para a contação de histórias, estimulando assim a criatividade e o lado lúdico dos adolescentes. A partir destas aulas, os participantes serão capacitados para disseminar conteúdos que envolvam a temática de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.

A iniciativa também levará adolescentes da comunidade Cidade Verde para conhecer equipamentos da Rede de Apoio e Proteção, os quais poderão ser acionados em casos de denúncias ou acompanhamento, tornando esses adolescentes propagadores desse conhecimento nas suas casas, escolas e comunidade.

 


 

Quero Apoiar!