agosto 11 2023
Cooperação entre Países de Língua Portuguesa da Aldeias Infantis SOS recebe novos integrantes
Protocolo, firmado em 2018, visa estimular relações entre Associações Nacionais e compartilhar boas práticas em diversas áreas
![]()
Em 2023, devido ao êxito do Bloco da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), mais países se uniram ao acordo, que agora conta com sete Associações Nacionais: Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique, Portugal, Brasil, Angola e Guiné Equatorial. Os objetivos e áreas de cooperação seguem fortalecidos, visando a sustentabilidade, a qualificação dos serviços de cuidado e o desenvolvimento organizacional para o cumprimento de todas as políticas da Aldeias Infantis SOS.
O protocolo de cooperação da CPLP foi firmado em 2018, entre cinco Associações Nacionais da Aldeias Infantis SOS de língua portuguesa: Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique, Portugal e Brasil. O objetivo do acordo é estimular as relações de cooperação nos âmbitos Político, Programático, de Sustentabilidade e Captação de Recursos, Desenvolvimento Organizacional e Gestão do Conhecimento entre os países.
![]()
Além do compartilhamento de boas práticas nas esferas citadas acima, o protocolo também permitiu a criação de um espaço colaborativo virtual para tradução e compartilhamento de documentos organizacionais, a realização de ações de advocacy por meio dos Fóruns Internacionais de Cuidados Alternativos e o apoio do Instituto Bem Cuidar (unidade meio de conhecimento e pesquisa da Aldeias Infantis SOS) para disseminação de informações e cursos de educação à distância para os membros.
Os membros da CPLP também se comprometem a compartilhar, regularmente, materiais informativos e documentos produzidos que podem ser úteis para os demais países; incrementar as ações de cooperação por meio de formações para os colaboradores; criar condições favoráveis de participação e compartilhamento de experiências entre crianças, adolescentes, jovens e famílias participantes dos serviços da Organização; explorar novas tecnologias de informação e comunicação e cooperar no aperfeiçoamento das políticas de programas, de desenvolvimento de fundos e de parcerias, assim como no desenvolvimento organizacional e nos recursos humanos.
![]()
"A CPLP coopera desde 2018, com o objetivo de fortalecer relações e disseminar conhecimentos entre os países de língua portuguesa, realizando também ações de advocacy que são essenciais para a defesa dos direitos da criança e do adolescente. Cada país tem sua realidade, mas estamos alinhados pelas mesmas políticas e trabalhamos pelo mesmo fim: para que nenhuma criança cresça sozinha ", destaca Alberto Guimarães, Gestor Nacional da Aldeias Infantis SOS no Brasil.
Acesse o protocolo de cooperação na íntegra.
VOCÊ TAMBÉM PODE APOIAR