janeiro 25 2024

Apoiar a educação com amor

Cuidadoras residentes de Mossoró (RN) transformam desafios em oportunidades 
 


 

No coração de Mossoró (RN), as Casas Lares (serviço de acolhimento) da Aldeias Infantis SOS são lugares onde amor, cuidado e aprendizagem se entrelaçam para oferecer uma nova perspectiva a crianças e adolescentes que perderam o cuidado parental. Em meio a essa jornada, as Cuidadoras Residentes, conhecidas carinhosamente como Mães Sociais, desempenham um papel fundamental no desenvolvimento integral dos acolhidos. 

Infelizmente, muitas das crianças e adolescentes que chegam às Casas Lares têm uma defasagem educacional. Esse obstáculo torna-se mais do que um desafio acadêmico; é também um fator que impacta a autoestima, desestimula e pode gerar sentimentos de vergonha. Conscientes disso, as Cuidadoras Residentes decidiram agir, transformando essa realidade em uma oportunidade de crescimento e superação. 

 

 

Amor em Ação: 

Durante o período de férias, as profissionais dedicaram-se a proporcionar momentos educativos significativos. Essa iniciativa incluiu atividades como leituras didáticas, caderno de caligrafia, exercícios de matemática e alfabetização do zero. O foco não é apenas preencher as lacunas educacionais, mas também criar um ambiente propício para a aprendizagem, onde o amor é a base que impulsiona cada conquista. 

 

 

Troca de Aprendizados e União: 

O que poderia ser apenas uma atividade educacional tornou-se um espaço de troca, união e construção coletiva. Esses momentos não são apenas sobre a transmissão de conhecimento; são sobre criar laços, promover a interação entre as cuidadoras e os acolhidos, e mostrar que, juntos, podem superar desafios com dedicação e esforço mútuo. Essa abordagem destaca a importância do cuidado como catalisador para transformações significativas na vida das crianças e adolescentes que encontram refúgio e apoio nessas casas afetuosas. 

 

QUERO DOAR