março 27 2024

Aulas de artesanato promovem geração de renda em Caicó (RN)

Iniciativa da Aldeias Infantis SOS, o curso capacita mulheres de quatro comunidades em habilidades técnicas e educação financeira

 

 

Para as mulheres das comunidades de Itans, Samanaú, Frei Damião e João Paulo II em Caicó, no Rio Grande do Norte, muitas vezes a busca por uma oportunidade no mercado de trabalho parece árdua. Com a intenção de reverter este cenário e promover a independência financeira dessas pessoas, a Aldeias Infantis SOS em Caicó promoveu um curso de geração de renda a partir do artesanato, durante o mês de março. 

Nas aulas, as mulheres participantes do Projeto Escola de Pais, que integra as ações do Núcleo SOS de Apoio às Famílias, mergulharam no mundo criativo do feltro, fitas de cetim e organza, aprenderam técnicas desde as básicas até as mais avançadas. Com dedicação e orientação cuidadosa, elas descobriram o talento artístico, transformando materiais de aviamento em belas peças de artesanato. De bonecos a decoração, cada criação reflete, além da habilidade manual, muito amor e dedicação.

 


Além da capacitação prática, a iniciativa inclui aulas de precificação, para que as participantes compreendam o valor de seu trabalho e como cobrar de maneira justa por ele. O objetivo dessas aulas além de capacitá-las financeiramente, é fortalecer emocionalmente, dando-lhes confiança para enfrentar o mundo dos negócios. 

O curso ainda proporciona um senso de comunidade e apoio mútuo entre as participantes, em um ambiente em que elas compartilham experiências, enfrentam desafios e celebram conquistas em conjunto. Essa parceria fortalece, não só os laços entre elas, mas também sua autoestima e autoconfiança. Os relatos das participantes refletem a importância da iniciativa como fator de transformação em suas vidas.

 


 

“Eu estou muito feliz com esse projeto. Estou matriculada porque a oportunidade é maravilhosa para aprender algo novo e avançar, podendo assim garantir uma renda” resume Ana Cristina, uma das participantes. 

"Sou grata por essa oportunidade. Eu tinha o desejo de fazer aulas de artesanato. Com isso, temos a oportunidade de abrir nosso próprio negócio ou para uma dona de casa, ganhar uma renda sem precisar sair de casa”, comentou Maria Santana.

 

 

A capacitação de artesanato não se trata apenas de criar belas peças, mas sim sobre capacitar mulheres, transformar vidas e construir um futuro melhor para suas famílias e comunidades. É um exemplo inspirador de como iniciativas locais podem gerar mudanças positivas duradouras na vida das pessoas.

 

QUERO APOIAR