junho 21 2022

Aldeias Infantis SOS inaugura biblioteca para refugiados em São Paulo

Unidade, localizada na Zona Sul da Capital, é a primeira do Estado 

 


 

Na segunda-feira, dia 20 de junho, como parte das comemorações em alusão ao Dia Mundial dos Refugiados, celebrado na mesma data, a Aldeias Infantis SOS, em parceria com a Hands On Human Rights e o ACNUR, inaugurou a primeira biblioteca do Estado destinada aos refugiados venezuelanos acolhidos pela Organização.  

Proporcionar o acesso à leitura, por meio da implantação de bibliotecas, é uma efetiva ferramenta de integração dos migrantes com a comunidade e a cultura brasileira, permitindo ampliar os conhecimentos sobre o país que escolheram para viver. O local beneficiará tanto os venezuelanos ainda em acolhimento nas casas disponibilizadas pelas Aldeias Infantis SOS, como estará aberto para consulta de outros que já passaram pela Organização, que desde 2018 integra o Programa Brasil Sem Fronteiras.  

 

 

São Paulo é o segundo estado do país a receber o equipamento cultural. As primeiras unidades foram entregues em Roraima, um dos estados de acesso dos venezuelanos ao país. Para Sérgio Marques, responsável pelas estratégias de Advocacy da Aldeias Infantis SOS, a instalação da biblioteca ainda promove o protagonismo juvenil, uma vez que todos os livros doados foram arrecadados por adolescentes e jovens de diversos estados brasileiros. 

Coordenadora do Programa Brasil Sem Fronteiras em São Paulo, Juliana Leitão, acompanhou a montagem do equipamento, junto com os alunos do colégio Magno, uma das escolas participantes do trabalho. “É muito bom ver o engajamento de todos com essa entrega que beneficiará os refugiados que estão conosco e aqueles que já alcançaram a autonomia e hoje estão conduzindo suas vidas em casas da região”, resume.  

 

 

A Aldeias Infantis SOS integra o Brasil Sem Fronteiras desde 2018, sendo responsável pelo acolhimento de mais de 3.200 venezuelanos refugiados e migrantes devido à crise humanitária na Venezuela. O trabalho é realizado em parceria com o ACNUR, a agência da ONU que atua para assegurar e proteger os direitos das pessoas em situação de refúgio em todo o mundo.  

VOCÊ TAMBÉM PODE APOIAR!