maio 29 2023

Jovens brasileiros e venezuelanos se capacitam como atendentes de farmácia

Formação foi promovida em parceria com a Organização Internacional para as Migrações e a Besouro Agência de Fomento Social

 

 

No mês de abril, a Aldeias Infantis SOS promoveu, em parceria com a Organização Internacional para as Migrações (OIM) e a Besouro Agência de Fomento Social, uma formação inspiradora voltada para jovens brasileiros e venezuelanos migrantes em São Paulo (SP). O objetivo era oferecer a eles a oportunidade de se capacitarem como atendentes de farmácia, abrindo caminhos para uma inserção sólida no mercado de trabalho. 

Essa foi a primeira edição do curso realizado em parceria com a Aldeias Infantis SOS, e contou com a participação de 25 jovens, que tiveram a oportunidade de adquirir conhecimentos e habilidades fundamentais para atuar nessa área tão importante para a saúde e o bem-estar da sociedade. 

 

 

A formação teve duração de 20 horas, distribuídas em encontros que proporcionaram um ambiente de aprendizado dinâmico e enriquecedor, conduzido pela professora Kérli Pereira. O curso abordou temas relevantes, como conhecimentos básicos sobre medicamentos, farmacologia, contatos de emergência, atendimento ao cliente e estilo de vida saudável

O público-alvo eram jovens migrantes e brasileiros com idade até 25 anos, que encontraram na iniciativa uma oportunidade de adquirir novas habilidades e abrir portas para um futuro mais promissor. Para participar, não eram exigidos pré-requisitos específicos, apenas a vontade de aprender e crescer pessoal e profissionalmente. 

 

 

A idealização do curso foi feita pela OIM, em parceria com a Besouro Agência de Fomento Social. Além de São Paulo, esse projeto também é realizado em outras localidades pelas organizações, buscando alcançar o maior número possível de jovens que se encontram em situação de vulnerabilidade

Carla Lorenzi, coordenadora de projetos da OIM em São Paulo, ressaltou a importância do curso, afirmando: "A OIM desenvolve projetos para promover a inclusão socioeconômica de pessoas migrantes em situação de vulnerabilidade em todo o país. Através do projeto Oportunidades para Jovens Migrantes e Brasileiros, estamos fomentando a inserção de jovens no mercado de trabalho brasileiro em diferentes setores para assim promover seu desenvolvimento sustentável." 

Com essa iniciativa, a Aldeias Infantis SOS reafirma seu compromisso de proporcionar oportunidades de formação e capacitação para jovens em situação de vulnerabilidade, promovendo sua inclusão produtiva e contribuindo para a construção de um futuro mais promissor. O curso de atendente de farmácia foi apenas o primeiro passo em uma jornada de empoderamento e transformação desses jovens, que agora estão mais preparados para iniciar sua trajetória profissional. 

 

VOCÊ TAMBÉM PODE APOIAR