fevereiro 6 2024

Nova Casa de Oportunidades em Campinas apoiará jovens egressos de serviços de acolhimento

Objetivo é apoiar os jovens na transição para a vida adulta, 
com capacitações, auxílio financeiro e orientações

 

Da esquerda para a direita: Regiane de Moraes, Gestora de Território da Aldeias Infantis SOS; Juliana Thomazo, Coordenadora de Programas da FEAC; Jorge Spolaore, Coordenador de Projetos da Aldeias Infantis SOS; Maria José Gerenias, Coordenadora de Proteção Social Especial na Secretaria Municipal de Assistência Social de Campinas; e Alberto Guimarães, Gestor Nacional da Aldeias Infantis SOS.

 

Em 31 de janeiro, a Aldeias Infantis SOS inaugurou um espaço para os egressos dos serviços de acolhimento da cidade de Campinas (SP). Nomeada de Casa de Oportunidades Semear, a iniciativa irá apoiar cerca de 40 jovens, entre 18 e 21 anos, a fim de ajudá-los na transição para a vida adulta, uma fase desafiadora na jornada das pessoas, principalmente daquelas que cresceram afastadas de suas famílias. 

As atividades desenvolvidas no espaço envolverão oficinas com temáticas como projeto de vida, inclusão produtiva, expressão artística, entre outras. Com o intuito de oferecer um suporte diferenciado, também haverá acompanhamento dos jovens, além de escutas e atendimentos individuais.

 

Sala de reuniões da Casa de Oportunidades Semear.

 

“A Casa de Oportunidades reforça as estratégias de atuação da Aldeias Infantis SOS e mantém o compromisso de promover cuidado e acolhimento diferenciados para atender às necessidades desses jovens e proporcionar-lhes um futuro mais promissor, detalha Regiane de Moraes, Gestora de Território da Aldeias Infantis SOS e responsável pela atuação em Campinas.

Regiane destaca ainda que a Casa tem como objetivo disponibilizar um ambiente acolhedor e seguro, onde os jovens se sintam ouvidos e valorizados a fim de garantir-lhes novas perspectivas e horizontes.

 

Inauguração da Casa de Oportunidades.

 

Para gerar o impacto pretendido, a Casa de Oportunidades utilizará o Modelo Lundy de Participação, uma metodologia abrangente que visa envolver os jovens ativamente na tomada de decisões, reconhecendo-os como sujeitos de direitos. Além disso, haverá a oferta de auxílio financeiro aos participantes, baseado em critérios socioeconômicos, para promover o desenvolvimento de habilidades financeiras.

A Casa de Oportunidades Semear foi viabilizada com a participação da FEAC, organização independente que atua em Campinas, e conta com a parceria de outras instituições de acolhimento institucional, repúblicas e serviços da região.

 

QUERO DOAR