julho 8 2022

Aldeias Infantis SOS promove congresso para aproximar parlamentos da infância

A intenção é promover experiências participativas de crianças e adolescentes junto ao Poder Legislativo e incentivar a participação da população infanto-juvenil​

 

 

 

Entre os dias 12 e 14 de julho, a Aldeias Infantis SOS promove, em Porto Alegre (RS), o congresso “Parlamento e os direitos de crianças, adolescentes e jovens - experiências e potências”, destinado ao público infanto-juvenil, com o objetivo de promover experiências participativas de crianças e adolescentes junto ao Poder Legislativo.

O evento reunirá representantes do Brasil, Espanha, Portugal e Cabo Verde e replica o sucesso de outras iniciativas semelhantes ocorridas nesses países, além de apresentar ações relevantes de câmaras de vereadores e assembleias legislativas, que já possuem programas ou projetos de participação infanto-juvenil, como Câmaras Mirins e Parlamentos Jovens.

 

 

“Queremos promover e possibilitar a troca de experiências e incentivar outros parlamentos, que ainda estão buscando organizar esses espaços, bem como proporcionar a difusão de boas práticas entre escolas judiciárias eleitorais e escolas de legislativos”, comenta Sérgio Marques, responsável pelo Advocacy da Aldeias Infantis SOS.

A data de realização do evento coincide com a semana em que o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) completa 32 anos e tem a intenção de amplificar a voz de adolescentes e jovens, que já participam de atividades que incentivam o protagonismo infanto-juvenil.

Além de Marques, a Aldeias Infantis SOS terá representantes em diversas mesas e realizará um minicurso, abordando temas como o direito a participação, os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), a relação entre a sociedade civil e o parlamento para o financiamento de projetos e ações de proteção e segurança de crianças nos seus espaços de moradia e atendimento (salvaguarda e criança segura).

 

 

“A expectativa é que o congresso deixe um legado de aproximação entre conselhos de direitos da criança e do adolescente, conselhos tutelares, organizações sociais e parlamentos, em prol do respeito à vez e a voz de meninos e meninas, adolescentes e jovens na construção de um país mais solidário e democrático” conclui Sturza.

Para se inscrever e participar do congresso, acesse https://bit.ly/3OMepwR. O evento será realizado no auditório da IMED, localizado na Rua Dona Laura, 1020, bairro Mont Serrat, em Porto Alegre.