julho 21 2025
Conselho Internacional da SOS Children’s Village é eleito em assembleia na Áustria
Colegiado terá como presidente um egresso do acolhimento e contará com representação brasileira na governança internacional
![]()
A 23ª Assembleia Geral Ordinária da SOS Children’s Villages marcou um passo histórico: a eleição do primeiro Conselho Internacional da SOS Children´s Villages International. O novo colegiado substitui o antigo Senado Internacional e atuará como órgão de supervisão da Federação, responsável por garantir o compliance (conformidade), supervisionar a liderança executiva, aprovar planos estratégicos e financeiros e apoiar a implementação efetiva das resoluções da Assembleia Geral - o mais alto órgão de tomada de decisões da federação. Esta eleição reforça a nova fase de governança global, iniciada há dois anos, que busca ser mais ágil, participativa e conectada às realidades das Associações Membro.
A América do Sul e a América Central (região da América Latina) contam com dois Conselheiros Internacionais, os Presidentes do Conselho Diretor, Sr. Luiz Roberto Urquizo, da Bolívia, e o brasileiro Mario Westphalen, presidente do Conselho Diretor da Aldeias Infantis SOS no Brasil. Além disso, a conselheira do Brasil Andrea Veronica Huggard-Caine Reti se tornou membro titular do Comitê Eleitoral, um Comitê de Assessoramento à Assembleia Geral.
“Assumir esta função é um reconhecimento do trabalho realizado pelas Aldeias Infantis SOS no Brasil, que segue atuando para desenvolver comunidades e famílias. Sigo comprometido com uma governança que coloque os direitos infantojuvenis no centro das decisões”, comenta Mario.
![]()
A presidência do Conselho Internacional será conduzida pelo italiano Domenico Parisi, mais conhecido como Mimmo e egresso do serviço de acolhimento da Organização.
Formado por 12 representantes – dois de cada uma das seis regiões da federação – o Conselho terá papel estratégico: supervisionar a liderança executiva, garantir a conformidade, aprovar planos e apoiar a implementação das decisões da Assembleia Geral, instância máxima da Organização. Em seu discurso de posse, Mimmo traz sua vivência no acolhimento da Organização como resultado positivo do trabalho global da Aldeias Infantis SOS.
![]()
“Conheço o poder transformador de um lar amoroso e de uma comunidade que acredita em você. Cresci em uma Casa Lar da Organização e agora, como presidente do Conselho, é uma prova do impacto do nosso trabalho a todas as crianças participantes”, afirmou Mimmo em seu discurso de posse.
![]()
Domenico reforça o compromisso coletivo de garantir que nenhuma criança cresça sozinha.
![]()
“Vamos seguir em frente com esperança, união e dedicação inabalável para construir um mundo onde todas as crianças tenham um lar estável e cresçam com amor, respeito e segurança”.