junho 21 2023

Segunda turma do projeto Coral Mulheres na Cor capacita mulheres para o setor de pintura decorativa

Realizado em São Paulo (SP), o curso profissionalizante é iniciativa da AkzoNobel em parceria com a Aldeias Infantis SOS e demais empresas

 

 

Descrito como um programa vivo de treinamentos com foco em pintura decorativa para mulheres em situação de vulnerabilidade, Mulheres na Cor iniciou sua segunda turma no último dia 20 (terça-feira). A primeira turma, concluída em 2022, focou em qualificações para o segmento automotivo. As alunas foram selecionadas com o auxílio da Aldeias Infantis SOS e serão acompanhadas por uma educadora social interna durante toda a capacitação.  

Para esta nova edição do programa, serão treinadas 16 mulheres do Jardim Colonial, bairro da Zona Sul de São Paulo com índice expressivo de população em situação de rua e caracterizado pela pobreza extrema e vínculos familiares fragilizados. “Esta região, onde nossa Organização está situada, dispõe de baixa oferta de emprego formal, o que impacta diretamente na renda familiar. Por isso, a parceria para viabilizar o projeto Mulheres na Cor pode abrir muitas portas para essas mulheres, que muitas vezes são chefes de família, e que se encontram em situação de vulnerabilidade", destaca Christofer Müller, diretor de Mobilização de Recursos. 

 

 

“A primeira turma do Coral Mulheres na Cor foi um sucesso, com 10 mulheres formadas no último mês de outubro já trabalhando com carteira assinada e duas atuando de forma autônoma. Temos recebido muitos feedbacks positivos dos empregadores e as mulheres também estão muito satisfeitas”, conta Elaine Poço, diretora de Pesquisa & Desenvolvimento e Sustentabilidade da AkzoNobel para a América Latina. “Esperamos continuar transformando as vidas de mulheres em situação de vulnerabilidade por meio da capacitação, fazendo da pintura um ofício que pode contribuir para melhorar a condição social delas, e também colaborar para uma maior autoestima das participantes. Paralelamente, buscamos a equidade de gênero aumentando a representatividade feminina no setor da construção civil e pintura profissional, completa. 

Com duração de 220 horas, o curso presencial tem previsão de formação completa no mês de outubro de 2023 e contará com um módulo focado no aprimoramento de habilidades comportamentais, além da realização de seminários para construírem a sua visão de futuro. Em seguida, as alunas farão o Curso de Formação de Pintor de Obra, no SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) Tatuapé e especializações em pintura na unidade da AkzoNobel em Mauá. O projeto ainda oferecerá palestras, mentorias e especializações promovidas pelas empresas parceiras. 

 

 

As mulheres também terão oportunidade de realizar entrevistas junto aos parceiros de empregabilidade Atala Engenharia e Abrapp (Associação Brasileira dos Pintores Profissionais) para uma possível recolocação no mercado em empresas de construção civil, reformas ou pintura, abrindo um novo leque de possibilidades

Os demais parceiros do projeto são SENAI-SP, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, como parceiro de ensino do Coral Mulheres na Cor, CASACOR e Dow e AkzoNobel/Coral como parceiros financeiros e Condor e Vonder como parceiros de ferramentas. A Aldeias Infantis SOS é a parceira para relacionamento com as participantes. 

VOCÊ TAMBÉM PODE APOIAR