junho 25 2021

O impacto do coronavírus: atualizações sobre a situação na Índia e no Nepal

A Aldeias Infantis SOS está trabalhando arduamente para diminuir o impacto nas famílias e crianças afetadas

 

Foto: Pearl Sandhu

NEPAL  

Com as infecções aumentando rapidamente e os profissionais de saúde lutando contra as altas taxas de contágio da COVID-19, o governo do Nepal impôs o lockdown no  final de abril e está previsto até dia 28 de junho. A Aldeias Infantis SOS (SOS Children’s Villages) no país tem monitorado a situação de perto. Um mês antes do lockdown, a organização se preparou para enfrentar um período de restrição de circulação.  

Saúde, segurança e bem-estar das crianças, jovens e famílias participantes dos programas, bem como e dos colaboradores da organização continuam sendo a prioridade. Existem enfermarias dedicadas ao cuidado da Covid-19 nos locais de atuação da Aldeias Infantis SOS, equipadas com kits de emergência, incluindo oxigênio, EPIs (equipamentos de proteção individual) e desinfetantes. 

“Em 2020, conseguimos manter nossas crianças e jovens protegidos dos efeitos do vírus; houve menos de 10 casos. Quando mais variantes transmissíveis atingiram o país, algumas crianças, jovens, mães sociais e colegas de trabalho foram infectados. Tem sido um grande desafio!”, afirma o Sr. Ishwori Prasad Sharma, Diretor Nacional da organização no Nepal. 

Uma das maiores preocupações tem sido com as famílias. Muitos pais e mães perderam seus empregos. Eles estão lutando para fornecer refeições para seus filhos, enquanto aguardam o apoio do governo.  

O Sr. Sharma acrescenta: “A perda dos meios de sustento trouxe desafios sem precedentes nas vidas de muitas famílias da comunidade nepalesa.” 

ÍNDIA 

Foto: Pearl Sandhu

A Aldeias Infantis SOS Índia está trabalhando incansavelmente para fornecer cuidados de curto e longo prazo, além de apoiar crianças e famílias afetadas pela pandemia. 

Crianças cujos pais testam positivo para o coronavírus e estão em tratamento, recebem o apoio e a proteção da organização até que seus pais ou responsáveis ​​se recuperem. Crianças que perderam os pais e não têm outras pessoas para assegurar seu cuidado, são encaminhadas para os nossos programas de cuidados alternativos, presentes em 22 estados da Índia. 

No ano passado, 21 crianças cujos pais morreram de coronavírus foram atendidas na Aldeias Infantis SOS Índia. 18 foram reunidas com outros parentes e 3 permaneceram sob os nossos cuidados. “O nosso trabalha continua.”, disse Shekhar Malakar, Diretor Assistente da organização. “Cuidamos com afinco das crianças gravemente afetadas pela pandemia.” 

À medida que aumenta o número de casos positivos e o número de mortes, aumenta também o número de crianças em situação de vulnerabilidade. Atualmente, a Aldeias Infantis SOS Índia tem a capacidade para apoiar 1.000 crianças em um período de curto prazo e entre 300 a 400 crianças a longo prazo. 

A organização também aumentou o alcance na comunidade para fortalecer as famílias: 

  • As cozinhas comunitárias são apenas um exemplo deste projeto de extensão. Até agora, elas atenderam 239 pessoas em todo o país. 

  • A equipe da organização está facilitando os cuidados médicos e os serviços essenciais. Isso inclui uma campanha de vacinação para incentivar as pessoas a serem vacinadas. Estão sendo distribuídos suprimentos pessoais de higiene e segurança e há um serviço de ambulância gratuito para pacientes com coronavírus em alguns locais. 

  • Suporte financeiro tem sido oferecido a mais de 350 colaboradores da Aldeias Infantis SOS Índia, e também, às famílias afetadas, para ajudá-las a se reerguerem. 

  • A Aldeias Infantis SOS Índia está garantindo que as crianças continuem a aprender e a crescer, fornecendo recursos educacionais como tablets e tutores. 

VOCÊ TAMBÉM PODE APOIAR!