janeiro 3 2022

Digital Villages

Projeto da Aldeias Infantis SOS promove capacitação digital e infraestrutura tecnológica para colaboradores, crianças e jovens

 

Imagine a seguinte situação. Vivemos em um mundo onde não existe mais acesso à tecnologia. Computadores, celulares e internet são ferramentas indisponíveis. O Google não pode mais te ajudar com simples soluções como ‘Quantas vezes molhar minha planta?’ ou ‘Como pintar uma parede?’. Para muitos estudantes, participar de aulas on-line não é mais uma possibilidade. Pesquisar como chegar em um lugar, então, está fora da mesa. Parece um cenário apocalíptico, mas não é uma realidade tão distante para milhares de crianças, jovens e famílias no Brasil.  

Você sabia que 3,7* milhões de estudantes não tiveram acesso a atividades escolares ou não conseguiram estudar em casa no ano passado? Para além da educação, a pandemia escancarou, também, desigualdades geradas pela exclusão digital que permeiam todas as esferas da vida, principalmente para quem vive em cenários de extrema vulnerabilidade.  

Foi diante dessa situação que a Aldeias Infantis SOS Internacional criou o projeto Digital Villages (Aldeias Digitais), uma iniciativa que promove capacitação digital e infraestrutura tecnológica para os programas da organização, beneficiando crianças, adolescentes, jovens, famílias e colaboradores. No Brasil, o Digital Villages ocorre em São Paulo, Poá e São Bernardo do Campo, com o financiamento da Fundação Porsche.  

Em atividade no país desde julho deste ano, o projeto implementou um laboratório de informática em cada uma das unidades acima, com dez computadores e educadores responsáveis pelas atividades com as turmas, além de uma coordenadora geral. Mais quatro computadores foram instalados nas Casas Lares destes locais, que antes possuíam uma ou duas máquinas. 

 
O impacto na prática 

Maria Soledade (63), carinhosamente conhecida como Tia Sol, é Mãe Social no programa de São Bernardo do Campo (SP). Com pouca experiência com a tecnologia, no início, o projeto parecia muito distante do seu dia a dia, mas não foi preciso muito tempo para mostrar que poderia ser um grande aliado.  

Em uma ocasião, ao comentar com a coordenadora, Noemia Marques, que a medicação que tomava estava muito cara, foi questionada ‘Mas você pesquisa o valor na internet antes de comprar?’, ela disse “Não, eu compro naquela farmácia aqui perto, custa R$120,00”. Com o nome da medicação em mãos, Noemia e Tia Sol sentaram em frente ao computador e a pesquisa rendeu uma surpresa: encontraram o mesmo remédio no valor de R$49,00! 

“A abordagem com as Mães Sociais é mostrar como a tecnologia pode ser uma aliada às suas necessidades e interesses”, explica Noemia. 

Se com as cuidadoras o projeto busca simplificar o cotidiano e desenvolver novas habilidades relacionadas à profissão, com os adolescentes e jovens, o foco é em seu futuro e em sua capacitação profissional. Com a promoção de cursos e oficinas relacionadas a tecnologia, eles descobrem talentos e se preparam para o mercado de trabalho. 

**Tiago (15) é um exemplo. Surdo e mudo, a comunicação entre ele e as pessoas era difícil, uma barreira que o deixava nervoso, às vezes até agressivo. Mas foi diante desse desafio que a iniciativa abriu portas para mais conexão, realização e aprendizado. 

Na oficina de robótica, desenvolvida no projeto, ele e os colegas descobriram um aplicativo que converte frases em libras com a ajuda de um avatar! Com esse obstáculo superado, Tiago ficou mais confiante e destacou-se com a construção de um carrinho controlado pelo celular. Tamanha foi sua conexão com as aulas, que o educador o convidou para ser seu assistente, ajudando os colegas com seus projetos. 

“Antes, era uma criança que quase ninguém conseguia se comunicar, agora é um canal de conhecimento para os companheiros”, celebra Josué de Oliveira Carvalho, Assessor de Governança de TIC da Aldeias Infantis SOS no Brasil. 

**Vitória, de apenas 12 anos já vislumbra o que quer ser quando crescer: ginasta olímpica. Com o projeto, conheceu um canal que reúne vídeos dos mais variados temas: Youtube. Lá, a garota assiste aulas do esporte e aprende a cada dia mais sobre o que, em breve, pode ser sua grande realização. 

Uma iniciativa que também levou o básico 

Além das capacitações e infraestruturas tecnológica, o projeto também beneficiou 68 famílias com recursos financeiros para que elas pudessem obter alimentos, produtos de higiene e itens de limpeza em um cenário de tamanha crise como a pandemia. 

Seja um apoiador do projeto 

Por meio do projeto Digital Villages, mais de 300 certificados de conclusão de cursos já foram emitidos e mais de 200 pessoas impactadas positivamente. 

A iniciativa moderniza e amplia a infraestrutura de tecnologia da informação nos programas de São Paulo, São Bernardo do Campo e Poá, assegurando condições e ambientes favoráveis ao desenvolvimento e habilidades de alfabetização digital para diversos públicos: crianças e adolescentes acolhidos em Casas Lares e seus cuidadores; famílias participantes dos projetos de fortalecimentos familiar; jovens egressos do acolhimento ou pertencentes às comunidades atendidas. 

Essa edição do projeto irá até março de 2022, mas a intenção é continuar e expandir para mais localidades!  

Quer apoiar essa iniciativa transformadora? Mande um email para josue.carvalho@aldeiasinfantis.org.br  

*Dado de pesquisa do UNICEF 

**Nomes alterados para proteger a privacidade das crianças  

VOCÊ TAMBÉM PODE APOIAR!