abril 1 2021

Empoderamento de imigrantes Warao

Projeto desenvolveu estratégias de proteção e fortalecimento dos indígenas 

 

O Projeto Empoderando Refugiados Warao e Migrantes da Venezuela para Proteger suas Comunidades contra COVID-19, realizado em Belém e Ananindeua (PA) com o financiamento do Fundo Canadá, terminou suas atividades neste mês e apoiou cerca de 110 famílias indígenas Warao. 

Desenvolvido pela Aldeias Infantis SOS Brasil, em parceria com o ACNUR, nos 6 meses de execução da iniciativa as famílias indígenas desenvolveram suas próprias ferramentas de prevenção e proteção contra o novo coronavírus, além de estratégias de fortalecimento da sua comunidade.

Os Mobilizadores Comunitários, participantes do projeto, foram fundamentais para compartilhar a visão dos Warao com a equipe das organizações, dialogando sobre as capacidades e prioridades das famílias indígenas, propondo soluções para prevenir, mitigar e reduzir os riscos de contaminação, auxiliando na identificação de pessoas em risco, disseminando informações sobre serviços e programas para suas comunidades e contribuindo para a avaliação, desenho, monitoramento e avaliação de projetos de assistência humanitária.

A iniciativa também possibilitou o levantamento de questões específicas que afetam mulheres, meninas, meninos e a população LGBTQI+, trabalhadas por meio de uma metodologia que coloca a comunidade em situação de refúgio no centro do processo de elaboração e execução das atividades, levando em consideração os recortes de idade, gênero e diversidade. 

Foram realizados 25 ciclos formativos sobre temáticas referentes à saúde, educação, assistência social e direitos e deveres. Parcerias com a Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos, o ACNUR e a Polícia Federal facilitaram a construção de fluxos para emissão de documentos e a produção de materiais de comunicação para conscientizar a sociedade sobre xenofobia e cultura Warao. 

Este projeto inovador possibilitou a construção de estratégias de fortalecimento da comunidade Warao no Brasil, com foco em sua autonomia e garantia de seus direitos no país. As famílias continuam sendo beneficiadas pelas articulações locais, com acesso aos serviços de saúde, alimentação e outras formas de apoio. Agradecemos a todos os parceiros e ao Fundo Canadá por esta iniciativa! 

VOCÊ TAMBÉM PODE APOIAR!