outubro 24 2023

Aldeias Infantis SOS apresenta pesquisa sobre acolhimento no 23° Encontro Nacional do Congemas (PE)

Evento do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social reunirá representantes de todo o Brasil e permitirá ampliar a disseminação dos resultados alcançados

 

Equipe da Aldeias Infantis SOS em Pernambuco no estande do evento

 

O 23º Encontro Nacional do Congemas inicia hoje (24) em Olinda, no Estado do Pernambuco. A Aldeias Infantis SOS, que participará dos três dias de evento no Centro de Convenções de Pernambuco, terá a oportunidade de ampliar a divulgação do relatório nacional da pesquisa sobre condições de vida e acesso a direitos de crianças e adolescentes em serviços de cuidados alternativos, concluída este ano. 

O estudo “Vozes (in)escutadas e rompimento de vínculos: pesquisa sobre crianças e adolescentes em cuidados alternativos, egressos/as e risco a perda de cuidado parental no Brasil”, realizado por meio do Instituto Bem Cuidar, programa da Aldeias Infantis SOS, aponta que 32 mil crianças e adolescentes estão afastados do convívio familiar, em serviços de acolhimento, sendo mais de 80% concentrados nas regiões Sudeste e Sul do país. A faixa etária é diversificada, sendo 25% delas com idade entre 0 e 5 anos, 27% entre 6 e 11 anos, 44% entre 12 e 17 anos e 5% com 18 anos ou mais. 

 

Equipe da Aldeias Infantis SOS com o Presidente do Congemas, Elias de Sousa Oliveira.

 

Realizada entre novembro de 2022 e março de 2023, a pesquisa abrange todas as regiões do país, incluindo 23 estados e mais de 200 municípios. Durante o período, foram ouvidos mais de 350 crianças e adolescentes sob a guarda do Estado, acolhidos em casas lares e abrigos públicos e de organizações não-governamentais. 

Além da apresentação dos resultados, nos dias 24, 25 e 26, os congressistas poderão conhecer detalhes sobre o trabalho da Aldeias Infantis SOS ao visitar o estande da Organização, que trabalha para que nenhuma criança cresça sozinha. 

 

 

VOCÊ TAMBÉM PODE APOIAR