novembro 22 2019

Aldeias Infantis reforça laços familiares com Escola de Pais

Iniciativa, com apoio do site de reservas Booking.com, beneficia 85 famílias do município potiguar de Caicó

A desestruturação dos laços familiares é o principal motivo para o afastamento de crianças e adolescentes dos seus lares de origem. Para prevenir esta situação extrema, a Aldeias Infantis SOS Brasil de Caicó, no Rio Grande do Norte, lançou o projeto Escola de Pais, com ações pedagógicas e educativas que contribuem para o fortalecimento de vínculos entre pais e filhos.

A iniciativa foi lançada em 2018, com o apoio do site de reservas Booking.com, e se estenderá até abril de 2020, beneficiando 85 famílias em situação de vulnerabilidade social do município potiguar.

A Escola de Pais é baseada em dois eixos: a elaboração de um Plano de Desenvolvimento Familiar (PDF) e a mobilização da comunidade para a criação de uma rede local forte e sustentável.

A mobilização foi desenvolvida após visitas em áreas de vulnerabilidade, e conta com o suporte de líderes comunitários, representantes do poder público e membros de outras organizações sociais.

A Escola de Pais mantém uma equipe para o desenvolvimento de atividades educativas com as famílias incluídas a partir de critérios de diagnóstico de violação de direitos, com risco de perder o cuidado parental, previamente mapeadas pela Aldeias Infantis.

Além da ação direta na prevenção do afastamento de crianças e adolescentes dos seus lares de origem, a iniciativa ainda disponibilizará um sistema de dados com ferramentas para o planejamento, monitoramento e avaliação dos processos e ações realizadas, além de realizar pesquisas que traduzam a qualificação do impacto da mobilização.

  Quero Apoiar!