novembro 16 2022

Escola de Pais promove o fortalecimento de famílias em Caicó (RN)

Projeto realizado em parceria com o Instituto Votorantim desenvolve ações em quatro bairros do município

 

 

A visão da Aldeias Infantis SOS é que cada criança pertence a uma família e cresce com amor, respeito e segurança. Seguindo esse propósito, um dos principais serviços da Organização é o fortalecimento de famílias em situação de vulnerabilidade, para evitar a perda do cuidado parental.

Desde 1979, a Aldeias Infantis SOS atua em Caicó (RN). Um dos projetos desenvolvidos para evitar a perda do cuidado parental é o Escola de Pais, realizado com o apoio do Instituto Votorantim, em quatro bairros da cidade: Frei Damião, Samanaú, Itans e João Paulo II, onde são atendidas cerca de 60 famílias, totalizando 300 pessoas impactadas pela iniciativa. Esses bairros da zona norte, leste e oeste do município possuem em comum, principalmente, a fragilidade econômica e social.

Estas famílias são identificadas pelos órgãos da rede de proteção à criança e ao adolescente da região e são convidadas a participar do projeto, no qual, são realizados encontros semanais para abordar temas relacionados à proteção da infância, violência doméstica, abuso sexual, economia doméstica e motivação pessoal, além de visitas e acompanhamentos mensais às residências para verificar o desenvolvimento de cada família. Os acompanhamentos periódicos têm mostrado um avanço na garantia do cuidado e da proteção das crianças e adolescentes.

 

 

Na família de Tatiane (26) e José Felipe (38), a iniciativa foi de grande importância para a mudança e para o desenvolvimento. A falta de emprego formal e renda fixa não supriam as necessidades básicas de seus filhos. Por meio dos mais de 30 atendimentos, a família foi orientada no âmbito psicossocial e pedagógico. Durante o acompanhamento, o projeto passou a ser uma fonte de apoio e confiança para os pais, que garantem um melhor cuidado para seus filhos. Hoje, as crianças frequentam regularmente a escola e o posto de saúde e podem descansar e se alimentar de forma adequada.

“O projeto da Aldeias Infantis SOS é bom para a minha família, os conselhos são ótimos. Estou muito grata por ser acompanhada pelo Escola de Pais, minha família agradece.” — destacou Tatiane no último atendimento.

A iniciativa, em parceria com o Instituto Votorantim, ajuda a transformar a vida de 60 famílias em Caicó (RN), garantindo que as crianças cresçam com o amor e a segurança que precisam para se tornarem sua melhor versão.

 

VOCÊ TAMBÉM PODE APOIAR