junho 16 2021

Aldeias Infantis SOS Brasil e ACNUR realizam estudo sobre integração local e efeitos da pandemia

O foco da pesquisa foi a população migrante e refugiada interiorizada na Operação Acolhida

 

O fluxo de pessoas refugiadas e migrantes provenientes da Venezuela intensificou-se em meados de 2017 e hoje tem um saldo de mais de 260 mil pessoas no Brasil. Em fevereiro de 2018, o Governo Federal, em cooperação com agências da ONU e organizações da sociedade civil, a fim de assegurar melhores perspectivas de inserção socioeconômica à população venezuelana e aliviar o impacto no estado de Roraima, implementou a Estratégia de Interiorização – um dos pilares da Operação Acolhida - como mecanismo de resposta à crise humanitária venezuelana. 

Desde 2018, mais de 2.200 venezuelanos foram acolhidos nos 09 centros de acolhida e integração da Aldeias Infantis. Deste total, praticamente 50% foram crianças e adolescentes e totalizavam aproximadamente 620 famílias.

O estudo, REFÚGIO, MIGRAÇÃO E VULNERABILIDADE: atuação do ACNUR e Aldeias Infantis SOS Brasil na integração de venezuelanos interiorizados na modalidade Institucional, teve como objetivo mapear a integração local da população refugiada e migrante interiorizada na modalidade Institucional, por meio de projeto executado pela Aldeias Infantis SOS Brasil em parceria com a Agência da ONU para Refugiados (ACNUR), e compreender a avaliação desta população sobre todas as etapas do processo de interiorização - desde antes da partida, durante a viagem e no destino final.  

A pesquisa também aponta para os impactos socioeconômicos da pandemia da COVID-19, uma vez que foi realizada durante o ano de 2020. O estudo é fundamental e serve para as organizações reavaliarem as suas ações, estratégias, abordagens e desafios na área de meios de vida e soluções duradouras, além de fornecer subsídios para as demais organizações que também atuam com a modalidade Institucional na Estratégia de Interiorização, e instituições e parceiros que executam projetos de inserção socioeconômica, geração de renda e integração local da população venezuelana no país. 

Leia o resumo da pesquisa na íntegra aqui. 

VOCÊ TAMBÉM PODE APOIAR!