agosto 27 2021

Uma educadora que é puro coração

Arcebel veio da Venezuela sem saber o que esperar em nosso país. Hoje ela é Coordenadora Pedagógica no projeto Súper Panas
 

 

Com uma longa trajetória profissional na educação infantil, Arcebel Del Valle Bolívar (42), é uma mulher que trabalha com todo seu coração para ajudar quem precisa. Natural da Venezuela, ela, o marido e o fiho chegaram em Boa Vista (RR) em 2019, em busca de um futuro melhor no Brasil. Em seu país de origem, Arcebel atuava como educadora de crianças com deficiência e seu marido como bombeiro.

Depois de três dias em Boa Vista, a família foi para Manaus (AM). Durante um tempo ficaram em espaços de acolhida para refugiados e migrantes na cidade.

A coordenadora pedagógica agarrou todas as oportunidades que apareceram no caminho. Começou trabalhando como diarista em algumas casas e o marido conseguiu um trabalho como ajudante de mecânico.

Um dia, ela soube que a Aldeias Infantis SOS, em Manaus, estava com vagas abertas e decidiu levar o seu currículo. “Nunca imaginei que seria escolhida para o cargo de educadora no projeto Súper Panas, pensei que seria um trabalho de limpeza, algo nessa área.”, relembra ela.

O projeto Súper Panas – que pode ser traduzido como “super amigos” em espanhol – oferece atividades recreativas, educativas e de apoio psicossocial, integrando os programas de educação e de proteção da criança e do adolescente. A ação atua também na prevenção de violências, abuso e exploração de pessoas em situação de vulnerabilidade. O projeto foi idealizado pelo UNICEF e implementado por organizações como a Aldeias Infantis SOS.

Arcebel desenvolveu seu trabalho com tamanha habilidade e carinho, que este ano foi promovida a Coordenadora Pedagógica do projeto! A venezuelana se orgulha da sua atuação e de seu time:

“Coordeno uma equipe de 10 pessoas e juntos realizamos o planejamento e a execução de atividades educativas. Trabalhamos de forma muito lúdica com as crianças, incentivando-as em sua autonomia e desenvolvimento”, destaca.

Para o futuro, a coordenadora pedagógica sonha em trazer sua filha mais velha que ficou na Venezuela para o Brasil. Apaixonada por sua profissão, ela deseja continuar na área, ajudando a todos que precisam.

Agradecemos imensamente toda a dedicação de Arcebel e seu carinho com as crianças! Para nós é um orgulho ter uma colaboradora com tamanha experiência e conhecimento para apoiar nossas ações. Parabenizamos toda a família por suas conquistas no Brasil!

VOCÊ TAMBÉM PODE APOIAR!