fevereiro 27 2023

De volta ao lar

Conheça a história de Juracy, educador social na Aldeias Infantis SOS, que também cresceu em uma das nossas Casas Lares 

 

 

No início dos anos 1980, um bebê de apenas 11 meses de idade chegou a Aldeias Infantis SOS em Alto de Coutos/Salvador (BA), o primeiro condomínio voltado ao acolhimento, também fundado no início da década. E, juntas, as histórias de Juracy Bahia e da Organização no estado baiano se iniciaram.  

Juracy morou na Casa Lar da Aldeias Infantis SOS por 18 anos. Lá, criou vínculos afetivos com as outras crianças e os cuidadores muito especiais, que fazem parte de sua vida até hoje. “Ter a possibilidade de crescer em um ambiente que me protegeu e cuidou, desperta em mim um sentimento de gratidão profunda pela existência da Aldeias Infantis SOS. Tenho contato com irmãos da organização, que são verdadeiros presentes em minha vida, tamanho é o amor e o carinho que temos um pelo outro”, destaca.  

Durante o período que esteve na Organização, além de serviços básicos, como alimentação, saúde e acesso aos estudos, o egresso também brincava de jogar bola, pipa e tinha festas de aniversário. Ele e as outras crianças, também tinham as rotinas de deveres domésticos, como forma de criar autonomia e senso de coletividade. “Em nossas casas, tínhamos responsabilidades como arrumar, lavar e cuidar, assim como em qualquer família. Cada um tinha sua tarefa, e aprendíamos a importância da cooperação”, relembra. 

 

 

Enquanto Juracy crescia, a Aldeias Infantis SOS também expandia seu território: em 1999, o espaço em Alto de Coutos ficou pequeno e foi transferido para o município de Lauro de Freitas, na região metropolitana de Salvador. Com 19 edificações e 13 Casas Lares para acolhimento, o novo programa contava com uma infraestrutura mais ampla e beleza extraordinária.  

Depois de muitos desafios e jornadas de estudo, ao deixar o acolhimento, Juracy se especializou em empreendedorismo social e desenvolvimento do terceiro setor. Como o bom filho à casa retorna, atualmente, aos 41 anos, é educador social na Aldeias Infantis SOS, onde contribui com o projeto Juventudes Digitais, voltado para jovens e adolescentes que buscam iniciar no mercado de trabalho.  

 

 

Não por acaso, a escolha na área que atua em prol do bem comum é mais que uma missão para ele. “Sinto que tenho uma dívida com as organizações sociais, uma vez que fui beneficiado por uma no passado. Por isso, desejo contribuir para que elas possam continuar a oferecer um excelente trabalho e ajudar mais pessoas a terem acesso a oportunidades e uma vida digna. Acredito de todo o meu coração em uma sociedade mais justa e humana e sei que, através do meu trabalho social, posso fazer a minha parte para alcançá-la”, avalia. O educador social também é presidente da Associação Viva a Vida, na qual atua com jovens em tratamento de dependência química. 

Além do serviço de acolhimento, no qual Juracy cresceu, atualmente, o programa da Aldeias Infantis SOS em Lauro de Freiras também oferece fortalecimento familiar e comunitário.
 

VOCÊ TAMBÉM PODE APOIAR