setembro 5 2023

República para jovens egressos: um novo passo rumo à autonomia

Aldeias Infantis SOS inaugura espaço com capacidade para acolher até 12 jovens egressos de serviços de acolhimento

 

 

Na última segunda-feira, 4 de setembro, foi inaugurada a república para jovens egressos de acolhimento em Limeira (SP), pela Aldeias Infantis SOS em parceria com o Centro de Promoção Social Municipal (Ceprosom). A iniciativa tem como propósito proporcionar um ambiente seguro e acolhedor para jovens entre 18 e 21 anos que estão em processo de desligamento dos serviços de acolhimento.

Segundo dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), existem 32 mil crianças e adolescentes que tiveram seus vínculos familiares rompidos e que vivem em situação de acolhimento no Brasil. Mais de 80% deles permanecem nessa condição por mais de cinco anos, sem serem adotados ou retornarem à família de origem, de acordo com a pesquisa "Vozes (in)escutadas e rompimento de vínculos", concluída este ano pela Aldeias Infantis SOS e Instituto Bem Cuidar. Entretanto, o maior desafio é que, ao completarem maioridade, os adolescentes devem deixar a instituição, independentemente de estarem preparados para a vida adulta.

 

Dormitório da república feminina em Limeira (SP).

 

Cientes dessa demanda e da importância de oferecer oportunidades de crescimento aos egressos, as duas organizações uniram esforços para apoiar os jovens egressos em situação de vulnerabilidade, que enfrentam circunstâncias desafiadoras. A República consiste em dois espaços distintos - uma república feminina e uma masculina -, cada uma com capacidade para acolher até seis jovens. Além disso, um escritório administrativo estará disponível para assegurar a gestão eficiente desse projeto.

De acordo com a pesquisa "Vozes (in)escutadas e rompimento de vínculos: pesquisa sobre crianças e adolescentes em cuidados alternativos, egressos/as e risco a perda de cuidado parental no Brasil", a moradia em Repúblicas é a segunda alternativa mais comum (24%) dos jovens desligados do acolhimento, demonstrando a necessidade de uma transição cuidadosa para a vida adulta.

 

Maria Aucélia Damaceno, Presidente do Ceprosom e Alberto Guimarães, Gestor Nacional da Aldeias Infantis SOS, na inauguração da república em Limeira (SP).

 

A inauguração da República para Jovens em Limeira representa um marco significativo na busca por um futuro mais promissor para jovens em situação de vulnerabilidade. O Gestor Nacional da Aldeias Infantis SOS, Alberto Guimarães, destacou que a república é um marco simbólico para a Organização, principalmente pelo baixo número de espaços nesse formato que existem no Brasil. A Presidente do Ceprosom, Maria Aucélia Damaceno, representando o Prefeito do Município, acrescentou: “Para a prefeitura de Limeira é uma satisfação muito grande a entrega desse equipamento, que amplia o serviço oferecido pela Aldeias Infantis SOS.”

A equipe multidisciplinar da Organização, composta por profissionais como psicólogos, assistentes sociais e educadores sociais, será responsável por fornecer um acompanhamento abrangente aos jovens residentes. Além disso, uma série de atividades, como escutas, rodas de conversa, palestras e oficinas temáticas, serão realizadas para estimular o desenvolvimento da autonomia, habilidades de convívio social e encaminhamento para cursos profissionalizantes.

 

 

VOCÊ TAMBÉM PODE APOIAR