Jovem participará de torneio internacional em Dubai

O adolescente de 17 anos chama a atenção por sua capacidade física e também por enfrentar a vida com atitude positiva.

É comum que a história de vida de uma pessoa tenha fatos que serão determinantes para o futuro dela. No entanto, a capacidade de superar dificuldades, é fundamental. Ainda mais para atletas, que encontram nessa resiliência a capacidade de se tornarem campeões. 

É o caso do jovem Vitor, de 17 anos, um dos melhores da equipe de atletismo da Secretaria de Esportes do Município de Lorena (SP). Além disso, trabalha como atleta divulgador para uma empresa da região e irá competir em setembro deste ano em um torneio para atletas especiais, em Dubai, nos Emirados Árabes.

A história de Vitor com o esporte começou quando ele chegou em 2013 à casa de acolhimento da SOS em Lorena. Após passagens por outros lugares, ele encontrou um espaço, onde profissionais puderam entender melhor sua deficiência intelectual. 

“Começamos a fazer algumas investidas com ele nos esportes e ele respondeu muito bem. Vimos que ele se desenvolveu bem mais e daí começaram os treinos e vimos nele um potencial para competições”, explicou a psicóloga do programa da SOS em Lorena, Francini Ramos dos Reis.

Mas, segundo a coordenadora de território da SOS Lorena, Michele Mansur, as coisas nem sempre foram fáceis para Vitor. Ele precisou batalhar para se adaptar às novas situações. “A forma mais simples e objetiva para que ele pudesse lidar com suas próprias limitações foi sem sombra de dúvidas o treinamento, com isto ele vai chegar aonde quiser”, explicou ela.
Por meio da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e do Lions Clube de Lorena, Vitor passou a competir como atleta na modalidade de 100 metros rasos e ficou em primeiro lugar diversas vezes, principalmente nas Olimpíadas Especiais da APAE. 

“Ele é um velocista nato e corre muito bem e por uma questão de desenvolvimento, nós o colocamos para participar de competições de corrida. E aí junto com a APAE o inscrevemos em diversos torneios e competições de atletismo e ele tem ganhado todos até agora”, disse a psicóloga Francini dos Reis.

Com o passar do tempo, Vitor chamou a atenção do diretor de esportes da Secretaria Municipal de Lorena, Benedito Moises de Oliveira, que o integrou em sua equipe. “Agora, ele terá a oportunidade de competir em nível nacional, com outros atletas do mesmo nível ou acima. Não há limites para ele, agora é só treinar e continuar”, falou o técnico.

E não há mesmo barreiras, o jovem atleta acaba de ser convocado em sua modalidade, 100 metros rasos, para a “Special Olympic”, uma competição internacional do Lions Club, que será realizada em Dubai no mês de setembro. “Eu tenho certeza de que teremos mais uma ótima notícia. Posso afirmar com toda a de que ele é um dos melhores que já treinei em todos os meus anos como profissional”, afirmou o diretor de esportes.

Outra boa nova é que agora Vitor começou a trabalhar com o que gosta. Ele é o mais novo atleta divulgador da empresa Valpet – Indústria e Comércio de Plásticos. “Isso com certeza trará mais confiança para ele daqui pra frente e só o fará crescer cada vez mais como profissional e pessoa”, afirmou a coordenadora de território da unidade SOS Lorena, Michele Mansur.

Com certeza o jovem atleta conquistou o respeito e admiração pela sua atitude positiva frente às adversidades e desafios. “Aprendo com o Vitor no dia a dia que o esporte o fez acreditar em si, no seu potencial. Muitas vezes negamos inconscientemente nossas habilidades, potencialidades e possibilidades. Tente! Só assim saberemos onde está o nosso limite, se é que existe”, explicou o diretor da Secretaria Municipal de Lorena.