novembro 9 2023

Jovens de Lauro de Freitas (BA) participam de capacitação profissional

Com o apoio da UPS e da UPS Foundation, líder global em logística, o projeto Juventudes Digitais ofereceu oficinas para jovens em situação de vulnerabilidade 

 

 

Escuta, orientações, conectividade e formações para facilitar a entrada no mercado de trabalho. Essas foram algumas das ações que o projeto Juventudes Digitais ofertou em Lauro de Freitas, cidade da região metropolitana de Salvador (BA), para 20 jovens em situação de vulnerabilidade social.  

Com idades entre 15 e 17 anos, os adolescentes enfrentavam defasagem escolar e falta de políticas de trabalho voltadas ao público juvenil, além de baixa renda familiar, o que limita o acesso a oportunidades. Para minimizar esses impactos, o projeto viabilizou oficinas sobre estratégias de inserção profissional para se destacar no mercado de trabalho; promoção de autoconhecimento e inteligência emocional; vale-transporte e alimentação para aulas presenciais; oficinas práticas de inclusão digital e parcerias com empresas locais para estágios.  

Entre os destaques do projeto estão a participação dos jovens em uma feira de empregabilidade e estágio, cadastros em cursos e na plataforma YouthLinks, uma rede global para jovens feita pela Aldeias Infantis SOS para troca de vivências sobre mentorias e treinamentos, e palestras ministradas por voluntários da empresa UPS, que compartilharam suas experiências profissionais e pessoais com os adolescentes.  

 

 

Como resultado, após conclusão do curso, 85% dos participantes elaboraram um modelo de currículo para a busca do primeiro emprego e 100% deles relataram estar mais confiantes na realização de seu projeto de vida.​ Confira alguns relatos: 

"As as foram incríveis! Aprendi a fazer currículos e até ajudei meus colegas de escola a fazerem os deles. Agora, as pessoas estão sempre me pedindo ajuda para criar seus currículos. É gratificante saber que posso contribuir para o sucesso profissional de outras pessoas, Yuri Souza de Almeida, 15 anos.​ 

Nas aulas, eu aprendi coisas muito legais sobre respeito e comunicação. Aprendi a escutar o que as outras pessoas têm a dizer sem interromper. Antes, eu costumava cortar as falas dos outros, mas agora eu entendo que é melhor dar espaço para que todos falem. Acabei aprendendo melhor e fiquei mais próxima dos meus colegas", Amanda Cardoso dos Santos, 16 anos. ​ 

Aprendi a importância da paciência durante o projeto. Um exemplo disso foi quando fui para uma entrevista de emprego e tive que esperar por uma hora. Antes, eu teria desistido, mas aprendi a ter paciência e perseverar”, Francisco Wilton do Santo Silva de Roma, 17 anos. 

VOCÊ TAMBÉM PODE APOIAR