agosto 29 2023

Mãe Social transforma vida de crianças e adolescentes há 28 anos

Se emocione com a história de Rosa, uma cuidadora que apoia futuros brilhantes

 

 

Com 28 anos dedicados ao cuidado e a proteção de crianças e adolescentes como mãe social (cuidadora residente), Rosa Souza dos Santos (52) descreve sua profissão com muito orgulho: “Sou uma figura materna, faço de tudo para ver as crianças bem e felizes. A gente que é mãe faz de tudo um pouco”

Natural do Paraná, Rosa é pedagoga e iniciou sua trajetória profissional como professora no ensino infantil. Movida pela paixão às crianças, não demorou muito para que seu caminho se cruzasse com o da Aldeias Infantis SOS. “Um dia estava no centro da cidade, passei em frente à Agência do Trabalhador e vi um cartaz com a pergunta ’Quer ser a minha mãe?’, entrei e perguntei o que era. Foi assim que conheci a Organização e o trabalho de acolhimento”, recorda a cuidadora. 

 

 

Com um coração repleto de amor e carinho, Rosa passou por uma série de formações para iniciar seu papel como mãe social na unidade de Goioerê (PR), onde enfrentou seu primeiro desafio: cuidar de 5 crianças em seus primeiros anos de vida. “Esse foi um período de muita adaptação e conhecimento, eu aprendi pouco a pouco com as crianças, no dia a dia. Isso foi muito importante para o meu amadurecimento e também para que pudesse continuar meu trabalho de cuidado", afirma a pedagoga. 

Foi também, em Goioerê, que o destino reservou um encontro inesperado: o de Rosa com sua filha, Bruna. Adotada pela cuidadora com apenas 60 dias de vida, a mãe coruja se viu diante de uma criança com saúde frágil e necessidades especiais, incluindo medicamentos importados que, na época, não estavam disponíveis no Brasil. Hoje, já adulta e independente, Bruna é enfermeira, uma escolha de carreira guiada pelo desejo de retribuir todo o cuidado recebido em sua infância

 

 

Depois de 14 anos em Goioerê, Rosa foi transferida para Campinas (SP), onde atua há mais de uma década. Hoje, ela recorda e celebra não somente os momentos especiais que pôde vivenciar graças à sua profissão, mas também todos os filhos de coração que ela acolheu durante esses 28 anos. 
 
Quando questionada sobre seu maior sonho, ela é direta: "meu maior sonho é ver todas as crianças bem. Minha maior preocupação é essa, e quando vejo que isso acontece, me sinto realizada, com o dever cumprido. É a minha maior alegria de mãe social!".

 

 

VOCÊ TAMBÉM PODE APOIAR