#MeninasOcupam

Ação global promove os direitos meninas em comemoração ao Dia Internacional da Menina

O Brasil ocupa o quarto lugar no ranking global de meninas submetidas a casamentos infantis. Os impactos são devastadores e para a vida toda. Desde o abandono da escola, o que futuramente compromete chances de trabalho e melhoria de renda, até a exposição precoce a diferentes tipos de violência como sexual, física e emocional.

Uma maneira de reverter esse quadro é investir na conscientização das meninas sobre seus direitos e que não, elas não são obrigadas a aceitar desigualdades – que começam em casa e se refletem no futuro ambiente profissional.

Preocupada com esse cenário, a Aldeias Infantis SOS Brasil apoia uma causa nobre, o #MeninasOcupam, um movimento global que incentiva meninas a liderar um espaço político, econômico ou social. No dia 11 de Outubro, Dia Internacional da Menina, elas ocuparão posições de liderança em todo o Brasil e também lugares de destaque no mundo.

Essa será uma oportunidade para ampliar o poder dessas meninas e também mostrar o compromisso das empresas, instituições e governos em apoiar a igualdade para as meninas, dando espaço para que elas elevem suas vozes.

As ocupações seguirão por todo o mês de Outubro nos programas das Aldeias Infantis por todo o Brasil.

A iniciativa do movimento #MeninasOcupam é da Plan International, uma organização não-governamental, não-religiosa e apartidária que defende os direitos das crianças, adolescentes e jovens, com foco na promoção da igualdade de gênero, parceira história da SOS