fevereiro 14 2022

Mulheres na Cor capacita mulheres para o segmento automotivo

Projeto oferece curso profissionalizante para mulheres em situação de vulnerabilidade ​

 

Mulheres na Cor é um projeto que nasceu do sonho de transformar vidas por meio da profissionalização de mulheres para o mercado de reparação automotiva. Desenvolvido por duas grandes empresas, uma do ramo de tintas e outro de abrasivos e com o apoio de empresas parceiras no segmento automotivo, um programa de desenvolvimento profissional e da retomada da autoestima foi desenvolvido para resgatar mulheres em condição de vulnerabilidade e com dificuldade de recolocação no mercado de trabalho, criando um ambiente de oportunidade para que se sintam acolhidas, protegidas e em processo de reconstrução de suas vidas.

A primeira turma já está apta, no início de 2022, a entrar no mercado de trabalho e conta com todas as organizações envolvidas para auxiliá-las na busca por vagas. 

A capacitação técnica foi promovida pela instituição de educação profissional Senai e por empresas da cadeia automotiva reconhecidas no segmento e que pavimentarão o caminho para que essas mulheres encontrem dignidade e autonomia por meio do trabalho, mergulhando suas vidas em cor e renovação.
 

Um programa de mais de 300 horas de muito aprendizado teórico e prático foi pensado especialmente para essa iniciativa, abrangendo soft skills e comportamento, preparação e repintura automotiva, polimento, colorimetria e ferramentas.  

Para auxiliar nessa empreitada, o projeto-piloto tem a parceria das Organizações Não-Governamentais (ONGs) Aldeias Infantis SOS em São Bernardo do Campo (SP) e Hamburgada do Bem, de Guarulhos (SP) para fazer a seleção e relacionamento com as candidatas.

Para essa primeira turma, de 14 mulheres, as ONGs escolheram mulheres acima de 30 anos, com escolaridade mínima de 4º ano do ensino fundamental, em condições de vulnerabilidade, sem renda fixa e com muita vontade de aprender.  

“O projeto Mulheres na Cor é muito importante porque transforma vidas. Ele possibilita que as participantes tenham acesso a oportunidades que provavelmente não teriam, se não fosse a iniciativa. Com as capacitações e orientações, elas têm a chance de se destacar e conquistar uma renda para elas e seus filhos. Com essa mudança de trajetória, as mulheres podem sair de um cenário de extrema vulnerabilidade para uma vida mais digna. Esperamos que essa seja a primeira turma de muitas que virão e que possamos, em parceria com as empresas, transformar a vida de muitas e muitas mulheres”, comenta Carlos Silva, gestor Territorial da Aldeias Infantis SOS. 

VOCÊ TAMBÉM PODE APOIAR!