julho 27 2022

Aldeias Infantis SOS investe em energia renovável em Araçoiaba (PE)

Programa recebeu a instalação de painéis para geração de energia solar, que contou com participação de jovens da comunidade  

 

 

Araçoiaba é o município mais jovem de Pernambuco e um dos mais vulneráveis. Com 27 anos e cerca de 20 mil habitantes, a economia local é movida pelo plantio da cana de açúcar. Muitas casas são feitas de barro, colocado sobre uma estrutura frágil de madeira, outras são improvisadas com lonas. O acesso a direitos básicos como água e luz não é uma realidade para muitas famílias.  

Com esse cenário de alta vulnerabilidade em mente, imagine o impacto social gerado quando uma ação promove não só a instalação de painéis de energia solar, como também capacita jovens da comunidade a lidar com esse tipo de tecnologia, estimulando o olhar para a sustentabilidade ambiental e econômica.  

 

 

Foi exatamente o que ocorreu na Aldeias Infantis SOS em Araçoiaba (PE), que instalou em seu centro de atividades, batizado de Lis Mosekilde, uma grande inovação: energia limpa, renovável e sustentável, por meio de painéis solares. A novidade contou com o apoio de jovens da comunidade, participantes dos projetos Sonhar e YouthCan! 

“O financiador do centro de atividades viu uma reportagem que falava sobre a escassez de água no Brasil e, subsequentemente, o risco de falta de energia. Com essa informação, ele entrou em contato conosco e perguntou se tínhamos interesse em uma fonte de energia autossuficiente, já que recentemente instalamos um poço artesiano para suprir a necessidade de água”, resume Alberes Barbosa, coordenador da Aldeias Infantis SOS no Pernambuco. 

 

 

A partir disso, a equipe contratou uma empresa de painéis solares, que também promoveu um mini curso aos jovens, que puderam conhecer os materiais, a tecnologia envolvida e técnicas de instalação dos painéis.  

“Convidamos os jovens que se identificam com questões ambientais, elétricas e/ou tecnológicas para participar do processo. Eles ficaram surpresos com a quantidade de informações apresentadas. Todo o material é importado da China e o instrutor explicou como é a fabricação dos painéis. Essa inovação em nosso centro mostra que a tecnologia pode ser acessível para qualquer pessoa, mesmo em comunidades tão vulneráveis quanto a nossa. Mostramos que é acessível aos jovens de Araçoiaba”, orgulha-se Kássia Roberta Lima, educadora na unidade. 

 

 

Os adolescentes ficaram impressionados com a novidade. “É muito interessante, gostei bastante dessa nova tecnologia. Fiquei surpreso com a eficiência do painel solar, tanto na economia de energia elétrica, como na financeira. Espero um dia poder trabalhar na área, pois gostei muito das aulas”, relata Kelson Ricardo da Silva, que concluiu: “Uma experiência inesquecível! Conhecimento é uma coisa que a gente não perde, só adquire!” 

Para Miguel Gomes Lino, que se diz um curioso por tecnologias e afins, foi uma experiência única. "Conheci os equipamentos que eu só tinha visto na Internet e sanei todas as minhas dúvidas ao apresentarem exemplos simples e práticos para facilitar o nosso entendimento. Além disso, vimos o quanto pode ser benéfico para o Meio Ambiente” resume. 

 

 

Além da economia financeira, a novidade em Araçoiaba reforça o trabalho da Aldeias Infantis SOS em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Saiba mais. Em um planeta onde os recursos naturais são cada vez mais escassos e a degradação ambiental se amplifica, essa é uma das formas de como podemos contribuir para minimizar esse cenário e apoiar a disseminação de conhecimentos e ações sustentáveis para todos. 

VOCÊ TAMBÉM PODE APOIAR