fevereiro 1 2023

Crianças realizam práticas sustentáveis com o Impacta ODS

Alunos do interior de São Paulo aprenderam sobre os ODS com gibis do projeto 

 

 

Instruir as crianças sobre a sustentabilidade do meio ambiente e práticas positivas para a sociedade é um passo muito importante para pavimentar o caminho para um futuro melhor. Como forma de disseminar a temática dos ODS entre crianças, adolescentes e jovens, em 2017, surgiu o projeto Impacta ODS, uma iniciativa da Aldeias Infantis SOS com o Instituto Mauricio de Sousa que conta com gibis da Turma da Mônica sobre os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU

A professora Carla Mendonça Usai, da Escola Municipal Dr. José Maria Rollemberg Sampaio em São José do Rio Preto (SP), utilizou exemplares da iniciativa para trabalhar com os alunos do Ensino Fundamental, que têm entre 4 e 5 anos de idade. A finalidade foi ensinar às crianças os Objetivos 2 (Fome Zero), 3 (Saúde e Bem-Estar), e 4 (Educação de Qualidade), além dos temas 6, 13, 14 e 15 que tratam sobre o meio ambiente. 

 

 

Estas temáticas já vinham sendo abordadas pelo corpo docente da escola e os exemplares do Impacta ODS serviram como um material de apoio lúdico, com linguagem adequada para as crianças. De acordo com a professora, os estudos começaram com rodas de conversas para saber o que elas já entendiam sobre o assunto, além de pesquisas em sala para ampliar o conhecimento. “No final do ano observamos que as crianças estavam experimentando mais alimentos; conversavam sobre o uso da água, como não demorar ao lavar as mãos; usavam menos papel para secar as mãos e tiravam as sementes das frutas para plantio” aponta Carla Usai. 

 

 

Ações como estas ajudam a ampliar o conhecimento desde a infância sobre boas condutas relacionadas ao planeta e a preservação de sua biodiversidade, além de contribuir diretamente para o desenvolvimento das crianças, de forma que cresçam informadas e tornem-se adultos conscientes dos problemas que os cercam e, assim, mais capazes de enxergá-los e resolvê-los. 

Conheça mais sobre o Impacta ODS: https://impactaods.org.br/ 

 

VOCÊ TAMBÉM PODE APOIAR