março 30 2021

População de Esteio (RS) conta com o apoio de projeto social

O Arte de Conviver fornece suporte financeiro e socioassistencial a mais de 55 famílias

 

A taxa de desemprego no Rio Grande do Sul atingiu 10,3% no terceiro trimestre de 2020, segundo dados do Boletim do Trabalho, elaborado pelo Departamento de Economia e Estatística (DEE), da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG). De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), esse é o maior índice desde o começo do levantamento, em 2012. Cerca de 570 mil pessoas estão sem ocupação no estado.

Mãe de cinco filhos, Barbara Caroline, moradora do bairro do Parque Primavera, está com as crianças em casa devido ao fechamento das escolas há um ano e, por conta disso, não consegue um trabalho. “Quando começou a pandemia, perdi o emprego porque a cooperativa em que eu trabalhava fechou. Agora não tem creche para deixar os meninos. Com eles em casa, não consigo sair para procurar emprego ou fazer um bico, pois tenho que cuidar deles”.

Também moradora do Parque Primavera e mãe de duas meninas, Arielli Silva, engravidou da segunda em 2020. Com dificuldades para receber o auxílio emergencial, faltava dinheiro para conseguir fazer o enxoval da filha.

O cenário das famílias mudou quando souberam do Projeto Arte de Conviver. “Recebi uma mensagem da assistente social dizendo que eu seria beneficiada. Não conseguia acreditar que era verdade. Achava que era brincadeira, porque veio em um momento que estava muito necessitada. Aquele apoio salvou o meu mês”, desabafa Barbara.

Realizado pela Aldeias Infantis SOS Brasil, a maior organização de atendimento direto à criança, e financiado pela InBetta, holding de empresas na área de limpeza e higiene, o Projeto Arte de Conviver já traz no nome seu propósito: promover o fortalecimento familiar e comunitário de quem vive em alta vulnerabilidade social em Esteio (RS). 

Além da Barbara e da Arielli, mais 53 famílias são atendidas pelo projeto, que tem como estratégia principal a distribuição de cartões de alimentação no valor de R$ 300,00 durante os três primeiros meses para a aquisição de alimentos, produtos de higiene e limpeza. “Se hoje minha bebê tem sabonete, fralda, pomada e todos esses itens tão necessários, foi porque tive ajuda do Arte de Conviver. Sou extremamente grata por todo apoio”, conta a recém-mamãe de segunda viagem.

Marcas e Instituições em rede de solidariedade

Para compor o valor dessas doações, a empresa InBetta destinou parte de seu Imposto de Renda ao projeto para apoiar famílias com filhos menores de idade. Após o repasse de recursos, contou com a contratação e capacitação da assistente social responsável e a realização de encontros com a rede socioassistencial e protetiva do município.

Em janeiro, o grupo realizou a identificação e seleção dos beneficiados em ação conjunta com outras agências protetivas, como o Serviços de Acolhimento de Crianças e Adolescentes, CRAS e CREAS.

“O cartão de alimentação devolve uma dignidade às famílias, que é a de poder ir até o supermercado e adquirir itens essenciais para o dia a dia. Em meio ao caos do momento atual, conseguimos ver o brilho no olhar daqueles que já haviam perdido a esperança”, conta Rafaela Cardoso, assistente social da Aldeias Infantis SOS Brasil.

As estratégias de intervenção envolvem visita domiciliar periódica, construção de planos de trabalho familiar, reuniões de discussão de casos, entrevistas, orientações e oficinas, que ocorrem de acordo com as normas sanitárias e procedimentos do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

De acordo com Tatiane Martins Cruz Pirotti, consultora de Responsabilidade Social da empresa InBetta, o foco dos investimentos em causas de impacto está nas comunidades onde a empresa se insere, especialmente aqueles voltados a proteção da infância e juventude.

Para a continuidade do projeto em 2021, a Aldeias Infantis SOS Brasil oferece às empresas a possibilidade de destinação do Imposto de Renda ao novo projeto aprovado junto ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente do Município de Esteio (RS). Esta nova etapa contemplará atividades socioeducativas para 60 crianças e adolescentes (entre 06 e 14 anos) no contraturno escolar, além de ações de favorecimento da Disciplina Positiva e Fortalecimento Familiar para mães, pais e outras pessoas responsáveis familiares.

O projeto inicialmente previa ações de fortalecimento familiar e comunitário para 80 famílias. Entretanto com a pandemia e o aumento da vulnerabilidade das famílias, 63% do recurso doado foi destinado para garantir a segurança alimentar em meio a pandemia Covid-19.

VOCÊ TAMBÉM PODE APOIAR!