outubro 13 2022

Projeto Bem Cuidar previne a exploração e o abuso sexual infantil

Iniciativa é realizada com o apoio da Drogasil e beneficia crianças, adolescentes, famílias e rede de proteção local 

 

 

 

O Brasil é o segundo país com mais casos de exploração sexual de crianças no mundo, de acordo com dados do Instituto Liberta. O UNICEF publicou, em 2021, um panorama com dados da violência sexual no país, que revelam que, em 81% dos casos, o abusador é próximo à vítima e, essas, têm até 14 anos de idade.  

A Aldeias Infantis SOS, desenvolve desde 2019, o Projeto Bem Cuidar: Tecendo Redes de Proteção em quatro bairros do município de João Pessoa (PB), buscando promover a prevenção e o enfrentamento do abuso e da violência sexual contra crianças e adolescentes, por meio de atividades de sensibilização, conscientização e mobilização. No Estado, uma denúncia de abuso ou de exploração sexual infantil é feita a cada 34 horas somente no canal de denúncias “123”. Nesta edição, contamos com o apoio da Drogasil para realizar a iniciativa, que ocorrerá até janeiro de 2023. 

 

 

Durante o primeiro trimestre, mais de 120 crianças e adolescentes e 25 famílias foram beneficiadas direta e indiretamente pelo projeto, além de 40 servidores do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Conselho Tutelar, escolas e unidades de saúde.  

Entre as atividades desenvolvidas estão: oficinas de teatro, leitura e contação de histórias, acompanhamento familiar, mobilizações e participação de eventos em rede. Essas ações possibilitam o conhecimento artístico e trabalham de forma lúdica as temáticas de abuso sexual infantil, além de prevenir violações de direitos das crianças e adolescentes e situações de risco. 

 

 

Os participantes do Projeto Bem Cuidar apontam a importância da iniciativa nas comunidades e na conscientização acerca desse tipo de violência.  

Para Jackeline Patrício, assistente social do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica de João Pessoa (PB), “A iniciativa é de grande valia para a sociedade, pois desenvolve atividades relevantes ao cuidado das crianças e adolescentes e aproxima os serviços que garantem os direitos. Tive a oportunidade de participar das capacitações e foi evidente o compromisso dos colaboradores em promover ambientes seguros para a comunidade. Mesmo em 2020, quando a pandemia limitou as ações, a equipe se adaptou e seguiu realizando as atividades propostas.” 

“Desde o começo do ano sou atendida pelo projeto, que trouxe para minha família uma grande segurança e suporte com uma psicóloga. Temos vários tipos de atendimentos na unidade, onde temos que agradecer a existência da Aldeias Infantis SOS. Obrigada mesmo por tudo. Vocês realmente nos ajudam a mudar e dão às pessoas a oportunidade de ter uma vida digna”, relata Ana Francinete Ribeiro, mãe apoiada pelo Bem Cuidar. 

 

 

Com foco também no protagonismo e na participação ativa das crianças e adolescentes, Jamilly Cardoso (9), destaca os principais aprendizados na iniciativa. 

“Na Aldeias Infantis SOS, eu aprendi a atuar, dançar, contar história, participar mais das brincadeiras e interagir mais com outras pessoas. O Projeto Bem Cuidar é muito importante para mim, pois me ajudou em muitas coisas! Não posso esquecer dos educadores que realizam as oficinas; muitas vezes eu iniciava a atividade triste, e com o passar do tempo, eles me faziam sorrir e me envolver.” 

 

VOCÊ TAMBÉM PODE APOIAR