julho 26 2022

Projeto promove oficinas de gastronomia com foco no protagonismo familiar

Chef de Família incentiva a geração de renda e o fortalecimento dos laços afetivos 

 

 

A necessidade de capacitar pessoas para enfrentar crises socioeconômicas, como a que vivemos em decorrência da pandemia, para se recolocarem de forma rápida no mercado, é de extrema importância para que as famílias em situação de vulnerabilidade e seus filhos tenham uma vida digna. 

Essas famílias, que já viviam uma situação crítica antes da pandemia, agora, precisam de ainda mais apoio para alcançar sua autonomia. Pensando nisso, a Aldeias Infantis SOS desenvolve o projeto Chef de Família.  

 

 

A iniciativa capacita 30 pessoas - residentes em Lauro de Freitas (BA), que possuem filhos e se enquadram em um contexto de altíssima vulnerabilidade social - com oficinas de gastronomia, nas quais são produzidos doces, salgados e bolos. 

“Com foco na transformação social, o projeto Chef de Família é uma forma não só de gerar renda para as famílias, mas também de fortalecer os vínculos afetivos entre os responsáveis e seus filhos”, destaca Michele de Jesus, Coordenadora de Serviços na Aldeias Infantis SOS na Bahia. 

 

 

Um exemplo dessa transformação, é Quesia Souza (34). Com 5 filhos, ela e o marido trabalhavam de madrugada, percorrendo a cidade em busca de materiais para reciclagem. Hoje, por meio do projeto, ela se tornou uma empreendedora e além da produção de delícias gastronômicas, ela também faz decoração de festas. 

“As minhas primeiras vendas foram os ovos de páscoa recheados. Mandei uma foto para minha mãe e ela mostrou para as colegas de trabalho. Não demorou muito para eu receber várias encomendas! Com o lucro, investi na compra de materiais para decoração de festas. Aprendo a fazer várias coisas pelo Youtube também, além de postar o meu trabalho nas redes sociais”, celebra a empreendedora. 

 

 

Com essa grande mudança, a família comemora também o fortalecimento dos laços afetivos. “Minha vida está muito mais organizada agora. Tenho mais tempo de cuidar e de acompanhar a rotina dos meus filhos”, destaca Quesia. 

Para o futuro, ela deseja abrir sua própria empresa e ser a melhor chef do projeto! “Um dia vou chegar lá. Só tenho a agradecer pelas oportunidades que recebi.” 

 

 

Neste segundo semestre, os participantes também receberão aulas de empreendedorismo, marketing, criação de marca e abertura de MEI, potencializando a venda de suas produções. 

VOCÊ TAMBÉM PODE APOIAR